Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

5 perguntas importantes que todos os crentes farão

A Bíblia é uma grande fonte de poder espiritual, encorajamento e sabedoria. As escrituras dizem: “Abra meus olhos, para que eu veja as maravilhosas verdades da tua lei” (Salmo 119: 18). Se você deseja aprender, corrigir, treinar ou encorajar outras pessoas para a maturidade em Cristo, a Bíblia é o livro para o qual você deve recorrer. À medida que você começa a ler as Escrituras cada vez mais, certas perguntas começam a aparecer, algumas delas relacionadas a Deus. De fato, durante a jornada espiritual cristã, os seguidores de Cristo são forçados a enfrentar algumas perguntas básicas relacionadas à fé. Não será fácil responder a essas perguntas. Algumas delas desafiarão nossos sistemas de crenças, o que pensamos sobre Deus e o que pensamos sobre nós mesmos. No entanto, essas perguntas são críticas e todo crente precisa saber como respondê-las. As respostas a essas perguntas também podem ajudá-lo a se sentir confiante ao compartilhar sua fé com os outros. Aqui estão seis perguntas que todos os cristãos eventualmente farão.


O que é a Trindade?

Muitas pessoas lutam para entender a Trindade. A Santíssima Trindade é a crença de que um Deus existe em três pessoas - Deus o Filho, Deus o Pai e Deus o Espírito Santo. Isso geralmente apresenta a pergunta difícil: são três deuses ou um?
O que torna a Trindade particularmente difícil de entender é a nossa compreensão de quem é uma pessoa. Enquanto uma pessoa pode parecer, agir ou até parecer outra pessoa, uma pessoa não pode realmente ser outra pessoa. Então, como Deus, Jesus e o Espírito Santo podem ser uma pessoa? Embora não seja fácil compreender, Deus não vive com a nossa limitação terrestre, dada a sua complexidade. Jesus, o Filho de Deus pode ser diferente do nosso Pai Celestial, e ainda assim o mesmo. Não, você não é louco por lutar para entender como três podem ser um. Isso vai contra a nossa lógica.
Embora nenhuma passagem específica afirme que Deus existe em três pessoas, vemos evidências da Trindade na Bíblia. Mateus 28:19 é um exemplo: “Portanto, vá e faça discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Também vemos isso ensinado em 2 Coríntios 13:14: “ Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês. ”As escrituras ensinam que Deus tem certas características e as aplica a três Pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo e estas três pessoas são todas um Deus.
Embora seja impossível entender Deus completamente como três pessoas e também como um ser, a Trindade nos lembra a complexidade e a grandeza de Deus.


O que significa ser "nascido de novo" ou "salvo"?

A salvação comumente referida como “ser salva” significa libertação ou redenção do pecado e suas conseqüências. Dizem em Romanos 5: 8 que Deus demonstrou Seu amor por nós através da morte de Seu filho, por causa de nossos pecados. Efésios 2: 5 nos diz: “embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, [Deus] nos deu vida quando ressuscitou Cristo dentre os mortos. É somente pela graça de Deus que você foi salvo. ”Para receber a salvação, temos que nascer de novo. Geralmente ouvimos os termos "nascer de novo" e "salvo" nos círculos cristãos. São duas das frases mais populares usadas pelos cristãos atuais, mas muitas não conseguem identificar a definição quando solicitadas. Quando você é salvo ou nasce de novo, você experimenta uma transformação espiritual, uma total mudança de coração. Nascer de novo é ser salvo.


Por que Deus permite que coisas ruins aconteçam?

Uma pergunta comum que até os cristãos fazem é por que coisas ruins acontecem? Se Deus existe, por que existe o mal no mundo? Este é um obstáculo difícil e uma pergunta para muitas pessoas. A maneira mais simples de analisar esta questão é examinar a natureza de Deus e Seu desejo pela humanidade. Veja a lógica. Deus nos ama e quer que o amemos de volta. E como poderíamos amá-lo de volta, a menos que tenhamos a liberdade de não amar. O mal está escolhendo não amar. Então, quando Deus nos deu a liberdade de escolha, Ele nos deu não apenas nossa maior bênção, mas também nos deu nossa maior maldição, porque podemos escolher fazer o certo ou fazer o errado. A razão pela qual há mal no mundo não é por causa de Deus, mas porque Ele nos deu a liberdade de escolher.


Como o livre arbítrio afeta minha fé?

A maioria dos crentes acaba encontrando a velha pergunta que continua sendo debatida hoje: eu escolho Deus ou Deus me escolhe? Isso basicamente pede duas coisas: Deus está no controle de tudo? Em outras palavras, Deus é 'soberano' e somos humanos responsáveis ​​por ações - em particular, pela maneira como reagimos a Deus? À primeira vista, parece que essas duas coisas não andam juntas. Mas a Bíblia as mantém repetidamente lado a lado, sem implicar que afirmar um significa negar o outro. O maior lugar onde vemos a soberania de Deus e a responsabilidade humana juntas é na cruz. Jesus foi crucificado por causa da má intenção do homem mau. Isso é uma coisa ruim! Mas mesmo em sua maldade, esses homens não podem escapar da vontade de Deus.


Deus ouve as orações dos incrédulos?

João 9:31 declara: “Sabemos que Deus não escuta os pecadores. Ele ouve o homem piedoso que faz Sua vontade. ”Também já foi dito que“ a única oração que Deus ouve de um pecador é a oração pela salvação. ”Como resultado, alguns acreditam que Deus não ouve e / ou nunca responderá às orações de um incrédulo. No contexto, porém, João 9:31 está dizendo que Deus não realiza milagres por meio de um incrédulo. 1 João 5: 14-15 nos diz que Deus responde às orações com base no fato de serem feitas de acordo com a Sua Vontade, nada impede que Deus responda a essa oração - de acordo com a Sua Vontade. Sim, há casos em que Deus não responde às orações de um incrédulo. Ao mesmo tempo, em Sua graça e misericórdia, Deus pode intervir na vida dos incrédulos na resposta às suas orações.
Como crentes de Deus, seremos confrontados com perguntas que desafiarão nossa fé. Isso não é uma coisa ruim. É bom para nós fazer perguntas sobre nossa fé, porque isso nos assegura naquilo em que acreditamos. Lembre-se, o ministério de Jesus girava em torno de fazer perguntas. Quando examinamos cuidadosamente nossa fé, podemos ter um relacionamento mais profundo com Deus. Quer você saiba ou não, Deus tem um chamado especial para sua vida e quer que você entenda Sua própria natureza, que é o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário