Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O que é uma oração de confissão e como você a ora?

Quando ouvi o pedido do coordenador da conferência, quase desliguei o telefone: “Quero que uma de suas mensagens se concentre na confissão e forneça uma oportunidade para as pessoas confessarem em oração posteriormente.
Eu sabia uma coisa com certeza: falar em confissão prepararia o terreno para uma poderosa obra de Deus ou seria o pano de fundo para o momento mais embaraçoso da minha carreira do preletor .
Afinal, a confissão geralmente não faz parte da lista dos 10 hábitos espirituais favoritos dos cristãos.
Estou convencido, porém, de que, se os crentes compreendessem completamente os benefícios transformadores da vida da oração de confissão, isso aconteceria.
A oração de confissão mudará você e seu relacionamento com Deus para sempre. Se isso é verdade (e acredito que seja), não deveríamos saber como fazê-lo?


O que é confissão?



No Novo Testamento, “confessar” significa “concordar ou dizer a mesma coisa que”. Portanto, quando dizemos a mesma coisa sobre qualquer assunto que Deus diz sobre isso (nosso comportamento, nosso pecado ou o senhorio de Jesus, por exemplo), isso é confissão.
Romanos 10: 9 diz: "Se você confessar com a boca Jesus como Senhor, e acreditar em seu coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos, você será salvo". O ponto, é claro, é que a salvação chega àqueles que confessam (concordo) que Jesus é o Senhor, e que Sua morte e ressurreição pagaram o preço por nossa liberdade e perdão dos pecados. A “oração pelos pecadores” que alguns de nós crescemos ouvindo é realmente uma oração de confissão.
Em seus termos mais simples, a oração de confissão é o reconhecimento do nosso pecado, ou a afirmação da verdade de Deus, ou ambos.


Por que a confissão é importante?



1. A confissão é o mecanismo de Deus para restaurar um relacionamento quebrado entre Ele e nós.
A confissão nos permite experimentar o perdão de Deus, que foi comprado pela morte de Cristo na cruz.
1 João 1: 8-9 explica o significado da confissão: “Se afirmamos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós. Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo e nos perdoará e nos purificará de toda injustiça. ”
Muitas pessoas assumem que a confissão aumenta o peso da culpa; na realidade, a confissão a alivia. A confissão a Deus leva à paz com Deus e nos deixa com a certeza de que somos perdoados, purificados e livres!
2. Confissão aumenta nosso amor por Jesus.
Se esquecemos de confessar nossos pecados, esquecemos por que precisamos de um Salvador. Por outro lado, quanto mais confessarmos nossos pecados, mais apreciaremos a provisão de nosso Salvador. A bondade e a misericórdia de Deus são reais; através da confissão, chego a saber que é real para mim.
3. A confissão é necessária para o nosso crescimento espiritual.
Sem confissão, ficamos presos em nossos mesmos velhos padrões de pecado. Muitos cristãos acreditam erroneamente que quanto mais maduro for espiritualmente, menos precisará confessar.
Na realidade, o oposto é verdadeiro. Quanto mais maduros somos em nossa fé, mais sensíveis nos tornamos à cutucada do Espírito Santo em relação ao pecado em nossas vidas. Vemos o pecado em áreas que nunca vimos antes. E porque podemos vê-lo, podemos lidar com isso e crescer.


Como confesso em oração?



A Bíblia nos dá vários exemplos notáveis ​​de orações de confissão. As orações de Daniel, Neemias e Davi da confissão estão registradas nas Escrituras.
Embora as circunstâncias em torno de suas orações de confissão sejam diferentes, os elementos de suas orações são notavelmente semelhantes.
Daniel orou:
 Orei ao Senhor meu Deus e confessei:
'Senhor, o grande e espantoso Deus, que mantém sua aliança de amor com aqueles que o amam e guardam seus mandamentos, pecamos e cometemos erros. Fomos maus e nos rebelamos; nos afastamos de seus mandamentos e leis. Não ouvimos os teus servos, os profetas, que falaram em teu nome aos nossos reis, nossos príncipes e nossos antepassados, e a todo o povo da terra.
O Senhor, nosso Deus, é misericordioso e perdoador, mesmo que nos rebelemos contra ele; não obedecemos ao Senhor, nosso Deus, nem cumprimos as leis que Ele nos deu por meio de seus servos, os profetas. ”(Daniel 9: 4-6; 9-10)
Neemias fez esta oração de confissão:
“Senhor, o Deus do céu, o grande e espantoso Deus, que mantém sua aliança de amor com aqueles que o amam e guarda seus mandamentos, deixe seus ouvidos atentos e seus olhos abertos para ouvir a oração que seu servo está fazendo antes de você. e noite para os teus servos, o povo de Israel.
Confesso os pecados que os israelitas, incluindo eu e a família de meu pai, cometemos contra você Agimos muito perversamente em relação a você. Não obedecemos aos mandamentos, decretos e leis que você deu a seu servo Moisés. ”(Neemias 1: 5-7)
Depois do caso de Davi com Bate-Seba, ele confessou:
“Tem piedade de mim, ó Deus, segundo o teu amor infalível; de acordo com sua grande compaixão, apague minhas transgressões.
Lave toda a minha iniqüidade e me purifique do meu pecado. Pois conheço minhas transgressões, e meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, somente tu, pequei e fiz o que é mau aos teus olhos; ”(Salmo 51: 1-4)


Cada uma dessas três confissões bíblicas de oração incluem:

  • Um coração humilde e contrito
  • Reconhecimento de pecado específico
  • Afirmação do caráter de Deus
  • Garantia de perdão

  • Esses mesmos elementos devem fazer parte de nossas orações de confissão.
    Vale a pena notar que essas orações foram escritas para que outras pessoas leiam. Davi, Neemias e Daniel não sentiram apenas tristeza por seus pecados em seus corações e suas cabeças; seus pecados particulares tornaram-se uma questão de registro público.
    Confissão traz escuridão para a luz. Não precisamos contar a todos os nossos pecados, mas precisamos contar a Deus - e, ocasionalmente, outros. O pecado secreto se torna pecado em série.
    Como Deus responde quando confesso?
    Em nosso sistema de justiça, quando um culpado confessa, a punição ocorre. Infelizmente, muitos crentes vivem como Deus trata nossas confissões dessa maneira também. Como resultado, negligenciamos a confissão, na melhor das hipóteses, e evitamos na pior.


    Mas como Deus realmente responde quando confessamos? 


    1. Deus nos limpa
    “Se confessarmos nossos pecados, ele nos purificará de toda injustiça.” (1 João 1: 9)
    2. Deus nos cura
    “Portanto, confesse seus pecados e ore um pelo outro para que você possa ser curado. A oração de uma pessoa justa é poderosa e eficaz. ”(Tiago 5:16)
    3. Deus nos perdoa
    “Então reconheci meu pecado para você e não encobri minha iniqüidade. Eu disse: 'Confessarei minhas transgressões ao Senhor'. E perdoaste a culpa do meu pecado. ”(Salmo 32: 5)
    4. Deus tem misericórdia de nós
    “As pessoas que ocultam seus pecados não prosperarão, mas se confessarem e se desviarem delas, receberão misericórdia.” (Provérbios 28: 13-14)
    5. Deus restaura nossa alegria e nos torna utilizáveis
    “Pois conheço minhas transgressões e meu pecado está sempre diante de mim. Contra você, somente você, pequei e fiz o que é mau aos seus olhos;
    Restaure para mim a alegria da sua salvação e conceda-me um espírito disposto, para me sustentar.
    Então ensinarei aos transgressores os seus caminhos, para que os pecadores se voltem para você. ”(Salmo 51: 3-4; 12-13)


    Como posso integrar a confissão em minhas orações?



    Se a confissão nunca fez parte da sua vida de oração, aqui está uma maneira fácil de começar:

  • Comece com uma folha de papel em branco. Peça ao Espírito Santo que revele todas as áreas do pecado em sua vida - qualquer pensamento, qualquer ação, de qualquer maneira que você tenha ignorado ao fazer o que Deus queria que você fizesse. Enquanto o Espírito traz à mente áreas de pecado, escreva-as. Não se apresse. Permita que Deus fale com você, sobre você.
  • No final de sua lista, escreva as palavras de 1 João 1: 9: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo, e perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça.”
  • Agradeça a Deus pela morte e ressurreição de Cristo, que proporcionaram o caminho para o seu perdão. Graças a Deus que desde que você confessou seu pecado, Ele tem sido fiel para purificá-lo de seu pecado.
  • Rasgue o pedaço de papel com sua lista de pecados. Confesse (concorde com Deus) que seus pecados foram perdoados, você é limpo diante de Deus e é livre.

  • Ao avançar em sua caminhada com Deus, pratique a confissão no momento em que tomar consciência de qualquer atitude ou ação que desagrade a Deus. Não espere. Não permita que o pecado se torne uma barreira em sua comunhão com Cristo. Nosso relacionamento com Deus é como nosso relacionamento humano; a irmandade é melhor restaurada mais cedo ou mais tarde.

    Uma oração de confissão útil para modelar



    Se a oração de confissão é nova para você, você pode fazer algo assim:
    Senhor, você é misericordioso e amoroso. Você é santo e justo. Você enviou seu único filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz pelos meus pecados. Deus, não ouvi a sua palavra, nem cumpri as suas ordens, e sinto muito. Eu tenho ______________________________ (nomeie seus pecados pessoais e específicos). Mas você, Senhor, é gracioso e compassivo com tudo o que fez - incluindo eu.
    Deus, confesso meus pecados e confesso a verdade da sua Palavra. Você disse que se eu confessar meus pecados, você me purificará de toda injustiça. Eu venho diante de você com um coração humilde, pedindo seu perdão. Eu me arrependo do meu pecado. Purifica-me Senhor, e eu estarei limpo. Restaure para mim a alegria da minha salvação e renove um espírito reto em mim. Eu preciso de você, Jesus. E eu amo-te. Obrigado por me amar primeiro. Um homem.
    As palavras que você ora não são tão importantes quanto o coração por trás de suas orações. Jesus contou uma história reveladora sobre dois homens que foram ao templo orar. Um homem foi embora justificado, o outro homem não.
    O que o homem orou que foi para casa limpo aos olhos de Deus? Uma oração de confissão totalmente sincera e com uma frase:
    “Mas o cobrador de impostos ficou à distância. Ele nem sequer olhou para o céu, mas bateu no peito e disse: 'Deus, tem piedade de mim, um pecador.' ”(Lucas 18:13)
    Como era então, é agora. O caminho para Deus é pavimentado com confissão.

    Donna Jones é mais do que uma professora da Bíblia; ela é uma explicadora da Bíblia, que compartilhou a sabedoria de Deus com pessoas em 20 estados e em quatro continentes. Ela é esposa e mãe de um pastor de três filhos adultos jovens e engraçados que freqüentemente se sentam em seu balcão da cozinha, apenas para conversar. Donna é autora de vários livros, incluindo Seek: Guia de uma mulher para encontrar Deus, domar o zoológico da família e a série de estudos bíblicos Get Healthy: Family, Friendship, Confidence and Contentment. Encontre seus livros e recursos em www.donnajones.org, no twitter @donnajonesspeak ou no Instagram @donnaajones.




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário