Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Quem era Jezabel na Bíblia? 6 lições cruciais de sua história



Você pode ter ouvido alguém se referir a uma pessoa de caráter desagradável como um 'Jezabel'. Mas o que o nome Jezabel significa? O Dicionário Bíblico de Easton refere-se a Jezabel (a filha de um rei de Tiro) como uma princesa "pagã" e descreve a aliança com ela como "particularmente desastrosa". Além disso, diz-se que ela "estampou seu nome na história como representante de tudo o que é planejado, ardiloso, malicioso, vingativo e cruel. ”

Uma descrição alternativa dada por Merriam-Webster é alguém que é "insolente, descarado ou moralmente irrestrito".
Pelo que Jezabel é conhecido na Bíblia?

No capítulo 16 de 1 Reis, Jezabel desempenhou o papel de rainha como esposa do rei Acabe, mas também assumiu o papel de líder religioso ao endossar o culto a Baal.

Jezabel usou sua influência religiosa em detrimento da vida espiritual do povo, que estava muito dividido entre o apoio a Baal e o Senhor. Elias ordenou a reunião de todos os profetas de Baal e os desafiou a uma disputa entre Baal e o único Deus verdadeiro. Jezabel planejou e orquestrou o assassinato dos profetas de Deus que se opunham diretamente à adoração de Baal pelo povo.

Além disso, Jezabel estava cheio de raiva e engano. Ela era luxuriosa em sua conspiração em executar Naboth para que Ahab pudesse possuir sua vinha.

O rei Acabe desejou a vinha de seu vizinho Nabote. Quando seu pedido foi negado, Jezabel planejou que Naboth fosse acusado e executado por blasfêmia, forjando uma ordem supostamente assinada pelo rei. Ela cimentou o plano, estabelecendo os testemunhos de duas testemunhas que jurariam falsamente a culpa de Naboth. A conspiração foi bem sucedida e Naboth foi executado.
Quais são as características do "espírito de Jezabel"?

Ao ler a história de Jezabel, ela se revela vingativa, lasciva, selvagem, astuta, influente, assassina e pecadora.

Cristo se refere à pessoa de Jezabel como espírito no segundo capítulo de Apocalipse. Em Apocalipse 2:20, nosso Senhor falou diretamente ao anjo da igreja em Tiatira, dizendo: “No entanto, tenho isso contra você: você tolera a mulher Jezabel, que se diz profeta. Por seus ensinamentos, ela engana meus servos sobre a imoralidade sexual e o consumo de comida sacrificada aos ídolos.

Apocalipse 2: 20-21 continua com: “Eu lhe dei tempo para se arrepender de sua imoralidade, mas ela não está disposta. Então, eu a lançarei sobre uma cama de sofrimento e farei intensamente aqueles que cometem adultério com ela, a menos que se arrependam de seus caminhos. ”
Que lições a história de Jezabel ensina?

A história de Jezabel e seu espírito acompanhante deve servir de alerta aos crentes quanto aos alvos pretendidos para esse espírito e às consequências resultantes.

Em Atos 15:20, os gentios que se voltaram para Deus foram instruídos a se abster de alimentos poluídos por ídolos, imoralidade sexual e carne de animais estrangulados e sangue. Além disso, em Atos 15:29, temos a certeza de que é benéfico abster-se dessas práticas ("Você fará bem em evitar essas coisas".)

Na KJV, vemos que o espírito de Jezabel tem o desejo de "seduzir [os crentes] a cometer fornicação" e "comer as coisas sacrificadas aos ídolos".

Então, além dos infames pecados de Jezabel, o que significa ser 'um Jezabel' hoje e como evitamos nos comportar como ela? Aqui estão 6 maneiras:



1. Evite a imoralidade sexual.


A imoralidade sexual leva à destruição da família. O consumo de ídolos força o crente a se afastar de seu primeiro amor a Cristo e sua noiva da Igreja. Em Efésios 5: 3, Paulo alertou que a imoralidade sexual, impureza e ganância afetam nossa capacidade espiritual de liderar.

Ele percebeu as tentações e os grandes perigos da imoralidade sexual, fornecendo instruções em 1 Coríntios 7: 2: "Mas, como a imoralidade sexual está ocorrendo, cada homem deve ter relações sexuais com sua própria esposa e cada mulher com seu próprio marido".

Uma instituição familiar fraca leva a um relacionamento enfraquecido com Deus. Em 1 Pedro 3: 7, os maridos devem “ser atenciosos ao viver com suas esposas e tratá-los com respeito como o parceiro mais fraco e como herdeiros com você do dom gracioso da vida, para que nada atrapalhe suas orações”.




2. Não se vingue.


O espírito de Jezabel também ensina o crente a estar ciente do espírito de vingança. Jezabel ficou enfurecido e ameaçado por Deus e por seus profetas. Ela foi obrigada a ordenar a morte de todos os profetas de Deus. Além disso, ela se sentiu desprezada pela recusa de Nabote em vender sua vinha ao rei Acabe, seu marido.

O espírito de vingança é contrário aos frutos do Espírito e não é propício a um forte relacionamento com Cristo. Em 1 Pedro 2:23, lembramo-nos de Cristo, que “quando lançaram insultos contra ele, ele não revidou; quando sofreu, não fez ameaças. Em vez disso, confiou-se àquele que julga com justiça.

Quando agimos em busca de vingança, buscamos retribuição por atos contra nós pessoalmente. Ações pecaminosas são contra a vontade e os ensinamentos de Deus, bem como a Sua justiça. Ao buscar e desejar vingança, estamos nos colocando na posição de Deus como a parte ofendida.



3. Recuse-se a praticar idolatria.


A maioria de nós não tem ídolos de Baal em nosso quarto de oração. No entanto, idolatria é qualquer coisa que colocamos acima de nosso relacionamento com Cristo. Em Colossenses 3: 5, somos ensinados a: “Portanto, posto à morte qualquer coisa que pertença à sua natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, luxúria, desejos maus e ganância, que é idolatria”.

Em 1 Reis, vemos como Jezabel apoiou e prescreveu efetivamente a adoração de Baal ao povo de Israel. Em 1 Samuel 15:23, idolatria e iniquidade são paralelas à teimosia, assim como o pecado da bruxaria era considerado rebelde. Os israelitas permitiram que a teimosia os separasse da adoração a Deus. O versículo continua confirmando: "Como você rejeitou a palavra do Senhor, ele a rejeitou como rei".

Quando alguém rejeita a palavra de Deus, a pessoa também rejeita Seu lugar de autoridade para guiar completamente todos os caminhos de sua vida.



4. Fique alerta e em oração.


O povo de Israel estava confuso e em conflito quanto a adorar Baal seguindo o regime de Acabe ou adorar o único Deus verdadeiro. Somos guiados em 2 Timóteo 2:15 a “Faça o seu melhor para se apresentar a Deus como alguém aprovado, um trabalhador que não precisa ter vergonha e que lida corretamente com a palavra da verdade”.

Além disso, quanto maior a nossa vida de oração, maior a consciência que temos da direção de Deus para a nossa vida. Em Tiago 5:16, somos instruídos a “confessar seus pecados e orar um pelo outro para que você possa ser curado. A oração de uma pessoa justa é poderosa e eficaz. ”



5. Ouça a voz de Deus.


Por causa da influência e poder de Jezabel dentro e entre o povo de Israel, Elias achou benéfico desafiar os profetas de Baal. Ele sentiu a grande demonstração do poder de Deus e o silêncio de Baal tocaria e levaria o povo a se arrepender e abandonar a adoração a ídolos.

As pessoas ficaram realmente impressionadas com a demonstração e a força exibida por Deus, mas logo retornaram ao culto aos ídolos depois disso. O retorno deles entristeceu Elias, que se retirou para o deserto debaixo de um zimbro.

O Senhor veio a ele em sua “festa de piedade” e disse-lhe em 1 Reis 19:11: “Saia e fique na montanha na presença do Senhor, pois o Senhor está prestes a passar.” Então, as escrituras dizem nós, “um vento grande e poderoso despedaçou as montanhas e quebrou as pedras diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. ”

Após esses e outros atos físicos, o Senhor falou a Elias com uma "voz mansa e delicada", que instruiu Elias a voltar para Damasco e ungir Hazael para ser rei sobre a Síria e para "também ungir Jeú, filho de Ninri, sobre Israel. e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel Meolá, para sucedê-lo como profeta. " (1 Reis 19: 15-16)

Deus ainda fala com uma "voz mansa e delicada". Para ouvir a voz de Deus, precisamos permanecer quietos com a mente clara.



6. Conheça a verdadeira Palavra de Deus.


Como mencionado em Apocalipse 2:20, o Senhor contestou a igreja de Tiatira por ela tolerar “aquela mulher Jezabel, que se chama profeta”. A igreja era tolerante com suas práticas e crenças.

Somos avisados ​​em 2 Pedro 2: 1: “Mas também havia falsos profetas entre o povo, assim como haverá falsos mestres entre vocês. Eles secretamente introduzirão heresias destrutivas, até mesmo negando o soberano Senhor que os trouxe - trazendo rápida destruição sobre si mesmos. ”Ele continua em 2 Pedro 2: 2 com:“ Muitos seguirão sua conduta depravada e trarão descrédito ao caminho da verdade ”.

Jezabel teve um efeito prejudicial em todas as instituições das quais ela estava envolvida. Ela arruinou a vida política e pessoal de seu marido, rei Acabe, e liderou a queda espiritual do povo israelense.

Da mesma forma, o espírito de Jezabel que é evidenciado hoje busca profanar o crente espiritual e fisicamente. Um espírito de Jezabel endossa as concupiscências da carne e negligencia a adoração de nosso Senhor em espírito e em verdade. Seus caminhos são falsos e fraudulentos, mas astutos e críveis para aqueles que são suscetíveis. Permanecer vigilante em seu compromisso com, conhecimento e busca da soberania de Deus sobre sua vida, trabalho, família e sociedade pode ajudar a protegê-lo contra a influência de 'Jezabel'. 



CONFIRA MAIS SOBRE JEZABEL NO VÍDEO ABAIXO:




Nenhum comentário:

Postar um comentário