Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

O que significa ter uma vida abundante? Algumas reflexões sobre a prosperidade

Quando os cristãos falam sobre vida abundante em Cristo, eles compartilham algumas crenças comuns e têm pontos em que suas idéias divergem, como atesta um artigo da Wikipedia! Mas as Escrituras estão claras que nossa nova vida é uma realidade. Segundo Coríntios 5:17 fala sobre esta vida quando diz: “Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criação. As coisas velhas passaram e as coisas novas vieram. ”E Jesus chama essa vida de" abundante "em João 10:10.
Então, como é essa nova vida? Peça a 10 cristãos para definir vida abundante e você receberá 14 respostas. E talvez eles estejam bem de alguma forma, mas, se estamos sendo fiéis às Escrituras, a nova vida que nos é dada em Cristo deve significar mais do que meras bênçãos materialmente.


Perspectivas abundantes

Jesus disse: “Um ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância ”(João 10:10). As pessoas costumam falar sobre Deus fazendo "muito em abundância, além de tudo o que podemos pedir ou pensar" (Efésios 3:20).
Nas Escrituras, vemos Deus abençoando as pessoas e prometendo bênçãos para as pessoas. Os livros de Josué e Salmos falam do fato de que podemos ser prósperos. Vários Provérbios revelam maneiras pelas quais podemos nos tornar prósperos.
Deus está tentando nos dizer que a vida abundante é o resultado de ter sido renovada? A prosperidade é o sinal de vida abundante? Porque muitos na Bíblia e ao longo da história tiveram vidas de luta, sofrimento e dor, mas pareciam experimentar uma vida abundante.

A abundância não é o que alguns pensam

A poderosa passagem de Hebreus 11 destaca pessoas de grande fé e bênção, mas também nos diz que muitos crentes foram torturados, escarnecidos, açoitados, aprisionados, apedrejados, serrados em dois, destituídos, maltratados e desabrigados. O escritor diz que o mundo não era digno desses santos. Eles foram aprovados pela fé, mas não receberam o que foi prometido. Isso soa como vida abundante? Isso é prosperidade? E, no entanto, descobrimos que essas pessoas em dificuldades falavam de uma alegria profunda.
O próprio Paulo, que escreveu a freqüentemente citada frase "excessivamente abundante", escreveu bastante sobre alegria e paz no meio de suas próprias circunstâncias difíceis. Ele usou terminologia como: “Meu Deus suprirá todas as minhas necessidades de acordo com Suas riquezas em glória.” Paulo encontrou sua vida em Cristo. Mas quais são essas "riquezas em glória" às quais ele se refere?
Sabemos que há coisas que só podem vir de Deus, não do Walmart. Deus dá paz que ultrapassa todo entendimento. Jesus e Paulo prometem que haverá problemas na vida de um crente. Alguns desses problemas chegam a todos.

A chuva cai sobre os justos e os injustos (Mateus 5:45).

Na verdade, alguns crentes lidam com alguns problemas por causa de nosso relacionamento com Cristo. A nova vida em Cristo lhes custa abundância física e material; no entanto, Jesus diz que temos vida abundante!
Sempre nos prometem uma paz profunda e permanente. Essa paz está além do que podemos desenvolver sozinhos, respirando profundamente e contando até dez. E você já reparou que a paz nesses tempos é a bênção mais ultrajante de todos os tempos?

Oportunidade e Responsabilidade Abundantes

Uma maneira de ver a vida abundante é ver quando as pessoas foram mudadas pelo poder de Cristo; eles vivem vidas diferentes, o que afeta todos os aspectos de sua experiência. Em missiologia , chamamos isso de "redenção e elevação".
Isso não é apenas verdade individualmente, mas também pode ser em nível cultural.
Portanto, a mudança espiritual, acompanhada de melhores decisões, geralmente leva a melhores circunstâncias financeiramente. (Às vezes, você é preso e martirizado, então não perca o ponto aqui.)
No entanto, é nisso que o livro de Provérbios aborda muitas vezes. Boas decisões, muitas vezes tomadas por causa de decisões espirituais, levam a uma maior prosperidade.
RECOMENDO: O que a Bíblia diz sobre o casamento?


Aqui estão alguns exemplos:

  • "Honre o Senhor com suas posses e com os primeiros produtos de toda a sua colheita; então seus celeiros serão completamente cheios e seus tanques transbordarão de vinho novo." (Provérbios 3: 9-10)
  • "Vá para a formiga, seu preguiçoso! Observe seus caminhos e torne-se sábio. Sem líder, administrador ou governante, ele prepara suas provisões no verão; coleta sua comida durante a colheita." (Provérbios 6: 6-8)
  • "A mão diligente governará, mas a preguiça levará ao trabalho forçado". (Provérbios 12:24)
  • "O preguiçoso anseia, mas não tem nada, mas o diligente está totalmente satisfeito." (Provérbios 13: 4)

  • Portanto, esse não é o evangelho da prosperidade, mas uma maior prosperidade pode advir de uma vida e visão de mundo centradas no evangelho. Não é por causa de nossa "fé semente", mas porque vemos nossa fé vivida em um novo tipo de vida.
    Embora tudo na minha vida financeira possa não estar aumentando de maneiras mensuráveis, o evangelho é verdadeiramente próspero.
    Em outras palavras, não se prenda ao dinheiro quando vir a palavra “próspero”. Tiago 1:17 nos diz que todo presente bom e perfeito vem do Pai das luzes.
    RECOMENDO: Não Pare

    E os Milagres Financeiros?



    Eu não acho que precisamos ter medo do fato de que há momentos em que as pessoas são abençoadas materialmente nas Escrituras, às vezes até é resposta a seus atos de fé. A questão é: "Essa é uma norma, uma ocorrência comum ou uma exceção?"
    Talvez devêssemos perguntar por que Deus abençoa alguns com coisas mais materiais do que outros. Ele recompensa a fidelidade com mais oportunidade? Deus está tentando mostrar fidelidade em algumas pessoas pelo fato de elas não terem tantos recursos quanto outras?
    Queremos ser gratos pelo que Deus nos deu e queremos reconhecer que Deus abençoa os outros. Também não devemos ficar bravos com pessoas que são materialmente abençoadas. Todos devemos lembrar que somos abençoados - como Abraão foi - por ser uma bênção.
    Quando vivermos assim, nos tornaremos condutos da bênção de Deus. Alguns cristãos parecem pensar que Deus os fez recipientes, completos com uma tampa. Um contêiner armazena recursos, mas um conduíte os entrega. Deveríamos continuamente derramar nos outros o que Deus está derramando em nós.

    A chave

    É óbvio que reconhecer que as pessoas prosperam quando são mudadas pelo evangelho porque se tornam melhores em seus trabalhos. Essa é uma forma de prosperidade cristã.
    Acreditar que Deus pode e realmente abençoa financeiramente para Seus próprios propósitos faz sentido - e devemos responder como aqueles que são abençoados por serem uma bênção.
    A chave é entender que não receberemos automaticamente as bênçãos materiais e reconhecer que podemos ser extraordinariamente abençoados e viver uma vida abundante, em meio a circunstâncias difíceis. A pobreza e a perseguição não podem superar a prosperidade que Deus fornece para nós em Cristo.

    Vida abundante

    Vida abundante não é sobre o que temos. Não é sobre o que temos. Não é sobre o que reivindicamos. Por fim, vida abundante é sobre o que recebemos como um presente do Senhor e viver sabendo que somos mordomos das bênçãos de Deus.
    Não é pecado ser rico (embora possa faltar o ponto se morrermos ricos). Além disso, a mordomia não é medida pelo que recebemos, mas pelo que demos.
    No final das contas, talvez seja assim que sabemos que temos uma vida abundante - quando compartilhamos nossa vida com outras pessoas. Quando temos o suficiente das bênçãos de Deus (misericórdia, paz, amor, graça, sabedoria etc.) para compartilhar com os outros, e então realmente o fazemos; é quando realmente temos vida abundante.

    RECOMENDO: Abundante Benção de Deus Sobre a Nossa Vida




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário