Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Estudo sobre a persistência na oração

Leitura Bíblica:
E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,
Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem.
Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário.
E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens,
Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito.
E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?

Lucas 18:1-8



Estudo sobre a persistência na oraçãoIntrodução: O ensinamento essencial da parábola da viúva importuna é sem dúvida a obstinação dela em conseguir o que ela precisa, mesmo já sendo tarde da noite. O Senhor Jesus fez questão de enfatizar essa verdade já nos primeiros versículos desta passagem bíblica, e nos deixar o ensinamento de sermos constantes em nossas orações.


RECOMENDO: Oração: Perseverar sim,  desfalecer jamais





1-Devemos perseverar em oração


Muitos são os versículos bíblicos que falam sobre a perseverança na oração, vamos acompanhar 4 desses versículos:



  1. Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;Romanos 12:12
  2. Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Colossenses 4:2
  3. Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,Efésios 6:18
  4. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Filipenses 4:6
RECOMENDO: O poder da oração



2-Nossa oração deve ser perseverante porque nesta vida, temos um adversário

Em tudo em nossa vida nós encontramos oposições, desde a criação do mundo até os dias atuais foi  desta maneira, e nós só conseguiremos vencer nosso adversário, quando orarmos com afinco, pois através do nosso clamor, súplica e intercessão que nós venceremos o diabo, nosso inimigo. Por isso o apostolo Pedro escreve em sua epístola: ( Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8). É a oração que nos faz ter forças para resistir os ataques do diabo, quando alimentamos nosso espírito através de nossa deprecação ao Senhor, nós conseguimos ficar livres da tentação e do mal. ( E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mateus 6:13).







3-Devemos perseverar em oração para clamar contra o pecado e por justiça

Não há como negar que o pecado esta perto nos rodeando, e acredite, não há homem no mundo que nem que seja por um momento, seja tentado pelo diabo, porém é através de nossa invocação ao Senhor que encontramos auxilio para resistir todas as tentações que constantemente vem sobre nossa vida. Portanto orai sem cessar dia e noite porque sabemos que através do clamor Deus nos dará forças para resistir toda investida do maligno para tentar nos derrubar. ( Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele. Lucas 18:17 ).





4 - Oração Perseverante é considerada como fé

Fica fácil criar um hábito de oração diária quando uma pessoa exercita sua fé, isto ocorre porque não tem como tem um hábito de obsecração ( prece que se implora a assistência de Deus ) sem estar acompanhada da fé. Portanto você quer saber qual está o seu grau de fé, é muito simples saber disso, é só analisar como vai seu tempo de oração. Quanto mais sua prece se torna constante maior sua fé é elevada. Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:8


RECOMENDO: O homem justo, por causa de sua fé, viverá



5 - Devemos perseverar em oração, porque nos últimos dias, haverá um aumento de oposição diabólica às orações dos fiéis

O diabo já está condenado, não esperança de salvação para Satanás e seus demônios, e sabendo disso, sabendo que já estamos nos últimos dias da igreja na Terra, é muito comum ter um aumento de ataque diabólico contra a igreja do Senhor, porém para ficarmos firmes diante destes ataques é necessário termos uma vida coberta pelas orações dos santos. Somente conseguiremos ficar de pé quando nossos joelhos estiverem com maior frequência no chão.


Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 1 Timóteo 4:1

E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; Lucas 8:14

RECOMENDO: Teologia sistemática




Conclusão: Quando uma pessoa tem um hábito de orar, esta pessoa presencia muitos milagres, em alguns casos esta pessoa dedicada na oração são elas o instrumento que Deus usa para operar milagres através da ação do Espírito Santo. Portanto quando a igreja que você congregar marca reuniões de oração, ou campanhas de oração, seja você uma das primeiras pessoas se fazer presente nestas campanhas e reuniões.  Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25

Quando dobrar vossos joelhos para se apresentar a Deus em rogo, clamor, intercessão, pedido, prece, reza,ou súplica; faça isso com confiança e perseverança. ( Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:16 )

RECOMENDO: Viva na intercessão da graça e da verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário