Pesquisar este blog

sábado, 14 de dezembro de 2019

As palavras da vida eterna




Por Femi Aribisala

Há apenas um homem que já viveu que pode falar palavras da vida eterna e que o homem é Jesus.

Uma das perguntas que me fazem muito é como eu sei que as palavras de Jesus na Bíblia são realmente suas palavras. Minha resposta é perguntar aos meus interrogadores se eles realmente leram as palavras de Jesus. Se eles dizem que têm, peço-lhes para ir e lê-los novamente. Então eu pergunto em troca: "Que tipo de pessoa você conhece quem fala assim?"



Amantes da vida


A primeira vez que li a parábola do Filho Pródigo, cheguei à conclusão de que a pessoa que veio com ele deve ser de outro planeta! Nessa parábola, Jesus descreve este mundo como um país longe de Deus. Ele categoriza a vida na Terra como chafurdando em um chiqueiro. O Filho Pródigo morreu imediatamente, ele deixou o Pai para este mundo. Ele só "nasceu de novo" em seu retorno.

Esta é claramente a perspectiva de alguém cujo reino não é deste mundo. O ponto de vista de Jesus é significativamente diferente do Mosaico de "ser frutuoso e multiplicar; encher a terra e dominá-la." (Gênesis 1:28). Quando Moisés diz: "escolha a vida", a vida é a Lei e o Pacto projetados para melhorar as condições de vida aqui na Terra. Mas quando Jesus diz: "escolha a vida", sua ênfase está na vida após a morte.

Por esta razão, as palavras de Jesus são desprezadas pelos amantes desta vida, que incluem a esmagadora maioria dos cristãos que, no entanto, afirmam ser seguidores de Jesus. Os cristãos lidam com as palavras de Jesus essencialmente ignorando-as. Jesus é aquele tio favorito que fazemos de nossa maneira de evitar. Quando a doutrina de Jesus se mostrou muito difícil de tolerar muitos de seus discípulos, eles o deixaram; nunca mais voltar. Ele se virou para os doze apóstolos e perguntou-lhes: "Você também quer ir embora?" No entanto, Pedro respondeu-lhe e disse: "Senhor, a quem vamos? Você tem as palavras da vida eterna." (João 6:67-68).

RECOMENDO: O milagre da graça de Deus para todos




Palavras eternas


Quando ouvimos Jesus, chegamos à conclusão inevitável de que suas palavras não são as palavras desta vida. Na verdade, suas palavras incisivamente desconsideram esta vida. Nenhum homem, preocupado com esta vida, diria coisas como: "Aquele que ama sua vida vai perdê-la, e aquele que odeia sua vida neste mundo vai mantê-la para a vida eterna." (João 12:25). Tais palavras pertencem a outra vida que não é deste mundo.

Na terra, Jesus teve um romance com a morte. Sua única obsessão era voltar para o Pai no céu. Portanto, suas palavras descontam essa vida em preferência pela vida real que nos espera após a morte. Jesus insiste que devemos perder em praticamente tudo o que pertence a este mundo, a fim de ganhar a totalidade do mundo por vir. Ele diz que devemos perder a nossa vida; "odeio" nossos pais e parentes; não chame ninguém na terra nosso pai; negar a nós mesmos, pegar a nossa cruz e segui-lo.

Alguns soldados enviados para prender Jesus ficaram tão encantados com suas palavras que não puderam cumprir sua missão. Quando questionados, exclamaram: "Nenhum homem jamais falou como este homem". (João 7:46).

RECOMENDO: Crucificado para o mundo



Palavras da vida temporal


As palavras do homem são inevitavelmente temporais, mas as palavras de Deus são implacavelmente eternas. Jesus disse aos judeus: "Moisés, por causa da dureza de seus corações, permitiu que você se divorciasse de suas esposas, mas desde o início não foi assim." (Mateus 19:8). Isso mostra que as palavras de Moisés não são as palavras de Deus. Eles não são desde o início. Jesus diz: "Até que o céu e a terra passem, não um pingo, nem um pontilhado, passará da lei até que tudo seja realizado." (Mateus 05:18). No entanto, isso significa que a palavra de Moisés acabará por morrer com o céu e a terra. Mas a palavra de Deus é eterna. Jesus diz: "O céu e a terra passarão, mas minhas palavras não passarão de forma alguma". (Mateus 24:35).

Os cristãos têm grande dificuldade em entender essas distinções simples por causa de toda a confusão sobre Paulo. Mas as palavras de Paulo não são eternas. Paulo está preocupado em exercer controle sobre os homens. Ele está consciente da política da igreja; como as mulheres e os homens devem se vestir; se os homens devem ser circuncidados; e como e quando as ofertas devem ser coletadas. Tais minúcias são as palavras egoístas desta vida.

Há apenas um homem que já viveu que pode falar palavras da vida eterna e que o homem é Jesus. Jesus é o único homem que viveu antes de seu nascimento. (João 8:58). Nenhuma reivindicação tal pode ser feita de Paul. Jesus diz aos judeus: "Eu sou o pão da vida. Seus pais comeram o maná no deserto, e estão mortos. Este é o pão que vem do céu, que se pode comer dele e não morrer." (João 6:48-50). Paulo pode ser muitas coisas para muitos cristãos, mas não se pode dizer que ele é o pão da vida. Se Moisés não se qualifica com seu maná, Nem Paulo com suas epístolas.

Só Jesus desceu do céu para nos entregar a palavra de Deus não diluída e não aponte. Jesus diz: "Eu não falei por minha própria vontade, mas o Pai que me enviou ordenou-me o que dizer e como dizê-lo. Sei que o seu comando leva à vida eterna. Então, o que eu disser é exatamente o que o Pai me disse para dizer." (João 12:49-50).

Pastor cristão de hoje não é diferente de um político à procura de votos; cortejando a opinião pública, fazendo promessas de melhor eletricidade, melhores serviços sociais, melhor tudo. O pregador motivacional dá as chaves dos reinos dos homens. Sete chaves para ser um milionário. Cinco chaves para gerir um negócio de sucesso. O que todos eles oferecem é panacéia, com diferentes graus de sucesso, para ganhar este mundo. Mas Jesus desconta tudo isso. Ele pergunta retoricamente: "O que vai lucrar com um homem se ele ganha o mundo inteiro, e perde sua própria alma?" (Marcos 8:36).

RECOMENDO: Não dê provisão para a carne



Palavras que dão vida


Jesus faz distinções nítidas entre as palavras temporais dos homens e as palavras da vida eterna. Palavras temporais não têm valor espiritual. Eles só abordam as questões carnais da vida. Palavras eternas, por outro lado, são espírito e vida; eles nutrem os aspectos espirituais do ser de um homem. Em um discurso com uma mulher samaritana pelo poço de Jacó, Jesus destaca as distinções: "Quem beber desta água vai sede novamente, mas quem bebe a água que eu lhe darei nunca terá sede. Mas a água que lhe darei tornar-se-á nele uma fonte de água que brota para uma vida eterna." (João 4:13-14).

As evidências indicam que a maioria dos cristãos ainda não recebeu essa água viva. Ainda estamos com sede. Além disso, nossa sede não é pela justiça de Deus. Nossa sede é para os vainglories deste mundo. Os pastores continuam a enganar os cristãos de que Jesus nos dará as vaidades desta vida. No entanto, a insistência de Jesus é completamente o contrário. Ele está determinado a abandonar tudo o que nos justifica diante dos homens; tudo o que é altamente estimado pelos homens. (Lucas 16:15). Na verdade, Jesus diz-nos, todos: "Quem quer que seja vocês não abandona tudo o que ele tem não pode ser meu discípulo". (Lucas 14:33).


RECOMENDO: 6 razões pelas quais Jesus é o único caminho para a salvação




Nenhum comentário:

Postar um comentário