Pesquisar neste blogue

Jacó no Vau de Jaboque


  Hoje eu gostaria de refletir com você sobre um texto do livro de Gênesis que narra um episódio bastante particular na história do patriarca Jacó. Não é uma passagem de fácil interpretação, mas é importante para nossa vida de fé e oração; narra a história de sua luta com Deus no vau do Jaboque, da qual acabamos de ouvir uma passagem.
   Como você deve se lembrar, Jacó tirou a primogenitura de seu irmão gêmeo Esaú em troca de um prato de lentilhas e depois, por engano, roubou a bênção de seu pai Isaac, que já era bastante avançado em anos, aproveitando sua cegueira. Tendo escapado da fúria de Esaú, ele se refugiara com um parente, Labão; ele se casou e ficou rico e agora estava retornando à terra de seu nascimento, pronto para enfrentar o irmão depois de ter posto em prática várias medidas prudentes. Mas quando ele está pronto para este encontro - depois de ter feito com que aqueles que estavam com ele atravessassem o vau do rio que marcava o território de Esaú - Jacob, agora deixado em paz, é subitamente atacado por uma figura desconhecida que luta com ele por todo o tempo. 
   A noite é o momento favorável para agir em segredo, portanto, o melhor momento para Jacó entrar no território de seu irmão sem ser visto, e talvez com a ilusão de levar Esaú de surpresa. Mas, em vez disso, é ele quem é surpreendido por um ataque inesperado para o qual não estava preparado. Ele usou sua astúcia para tentar se salvar de uma situação perigosa, pensou ter conseguido controlar tudo, e agora se vê diante de uma batalha misteriosa que o ultrapassa na solidão, sem lhe dar a possibilidade de organizar uma ação adequada. defesa. Sem defesa - durante a noite - o patriarca Jacó luta com alguém. O texto não especifica a identidade do agressor; usa um termo hebraico que indica genericamente "um homem", "um, alguém"; portanto, tem um vago, definição indeterminada que intencionalmente mantém o agressor em mistério. Está escuro. Jacó não consegue ver seu oponente distintamente, e também para o leitor ele permanece desconhecido. Alguém está se colocando contra o patriarca; esse é o único fato certo fornecido pelo narrador. Somente no final, quando a batalha terminar e esse “alguém” desaparecer, Jacó o nomeará e poderá dizer que ele lutou com Deus.
   O episódio se desenrola, portanto, na obscuridade e é difícil perceber não apenas a identidade do agressor de Jacó, mas também o progresso da batalha. Lendo a passagem, é difícil estabelecer qual dos dois candidatos consegue ter vantagem. Os verbos usados ​​frequentemente carecem de um assunto explícito, e as ações progridem de maneira quase contraditória, de modo que, quando alguém pensa que um dos dois prevaleceu, a próxima ação imediatamente a contradiz e apresenta a outra como a vencedora. No começo, de fato, Jacó parece ser o mais forte, e o adversário - afirma o texto - “não prevaleceu contra ele” verso; no entanto, ele golpeia a cavidade da coxa, deslocando-a. Um seria levado a pensar que Jacó tinha que se render, mas é o outro que pede que ele o deixe ir; e o patriarca se recusa, estabelecendo uma condição: “Eu não deixarei você ir, a menos que você me abençoe” . Aquele que, por engano, fraudou seu irmão da bênção do primogênito, agora exige isso do estrangeiro em quem talvez ele comece a ver características divinas, mas ainda sem poder reconhecê-lo de verdade.
   O rival, que parecia ter sido detido e, portanto, derrotado por Jacó, em vez de se submeter ao seu pedido, pergunta o nome dele: “Qual é o seu nome?” E o patriarca responde:  “Jacó”. Aqui a batalha passa por um desenvolvimento importante. Conhecer o nome de alguém, de fato, implica um tipo de poder sobre a pessoa, pois o nome, no pensamento bíblico, contém a realidade mais profunda do indivíduo; revela o seu segredo e o seu destino. Conhecer o nome de alguém significa, portanto, conhecer a verdade do outro, e isso permite que um seja capaz de dominá-lo. Quando, portanto, a pedido do estrangeiro, Jacó revela seu próprio nome, ele está se entregando ao oponente; é uma forma de rendição, da entrega total de si mesmo ao outro.
   Mas neste ato de rendição, Jacó paradoxalmente também surge como vencedor, porque recebe um novo nome, juntamente com um reconhecimento de vitória por parte de seu adversário, que lhe diz: “Seu nome não será mais chamado Jacó, mas Israel, porque você se esforçou com Deus e com os homens e prevaleceu ”versículo. "Jacó" era um nome que lembrava o início problemático do patriarca; em hebraico, de fato, lembra a palavra "calcanhar" e leva o leitor de volta ao momento do nascimento de Jacó, quando, vindo do ventre materno, sua mão segurou o calcanhar de seu irmão gêmeo,  como se prefigurasse a superação dos direitos de seu irmão em sua vida adulta; mas o nome Jacó também lembra o verbo "enganar, suplantar". Agora, na batalha, o patriarca revela a seu oponente, através de um ato de entrega e entrega, sua própria realidade como enganador, suplantador; mas o outro, que é Deus, transforma essa realidade negativa em algo positivo: Jacó, o enganador, se torna Israel; ele recebe um novo nome que significa uma nova identidade. Mas também aqui, o relato mantém a duplicidade pretendida, uma vez que o significado mais provável do nome Israel é "Deus é poderoso, Deus triunfa".
Jacó, portanto, prevaleceu, ele triunfou - é o próprio adversário que a afirma - mas sua nova identidade, recebida pelo mesmo adversário, afirma e testemunha o triunfo de Deus. Quando Jacó, por sua vez, pedir o nome de seu candidato, ele se recusará a pronunciá-lo, mas se revelará em um gesto inequívoco, dando-lhe sua bênção. A bênção que o patriarca pediu no início da batalha agora lhe é concedida. E não é a bênção apreendida pelo engano, mas a que é dada livremente por Deus, que Jacó é capaz de receber, porque agora ele está sozinho, sem proteção, sem astúcia e engano. Ele se entrega desarmado; ele aceita se render e confessar a verdade sobre si mesmo. E assim, ao final da batalha, tendo recebido a bênção, o patriarca finalmente consegue reconhecer o outro,
   As explicações que a exegese bíblica pode dar sobre essa passagem são numerosas; em particular, os eruditos reconhecem nele intenções e componentes literários de vários tipos, bem como referências a algumas histórias populares. Mas quando esses elementos são tomados pelos autores sagrados e incluídos no relato bíblico, eles mudam de significado e o texto se abre para dimensões mais amplas. O episódio da luta no Jaboque  é oferecido ao crente como um texto paradigmático no qual o povo de Israel fala de suas próprias origens e traça as características de um relacionamento particular entre Deus e o homem. 
   O texto bíblico nos fala da longa noite de busca por Deus, da batalha para conhecer seu nome e ver seu rosto; é a noite de oração que, com tenacidade e perseverança, pede uma bênção e um novo nome de Deus, uma nova realidade como fruto da conversão e do perdão.
   Dessa forma, a noite de Jacó no vau do Jaboque torna-se para o crente um ponto de referência para entender seu relacionamento com Deus, que na oração encontra sua expressão máxima. A oração exige confiança, proximidade, de forma simbólica, “corpo a corpo”, não com um Deus adversário e inimigo, mas com uma bênção do Senhor que permanece sempre misteriosa, que parece inatingível. Por esse motivo, o autor sagrado usa o símbolo da batalha, que implica força da alma, perseverança, tenacidade para alcançar o que desejamos. E se o objeto do desejo de alguém é um relacionamento com Deus, sua bênção e seu amor, então a batalha não pode deixar de culminar no dom de si mesmo para Deus, no reconhecimento da própria fraqueza, que triunfa exatamente quando chegamos ao ponto de nos entregando nas mãos misericordiosas de Deus.
   Queridos irmãos e irmãs, toda a nossa vida é como esta longa noite de batalha e oração que deve terminar no desejo e pedido da bênção de Deus, que não pode ser apreendida ou conquistada contando com nossas próprias forças, mas deve ser recebida dele. com humildade, como um presente gratuito que nos permite, no final, reconhecer a face do Senhor. E quando isso acontece, toda a nossa realidade muda; recebemos um novo nome e a bênção de Deus. Mas ainda mais: Jacó, que recebe um novo nome, que se torna Israel, também dá um novo nome ao lugar onde ele lutou com Deus; ele orou lá e o renomeou como Peniel, que significa "a Face de Deus". Com esse nome, ele reconheceu aquele lugar como cheio da presença de Deus; ele torna a terra sagrada imprimindo nela a memória daquele misterioso encontro com Deus. Quem se permite ser abençoado por Deus, quem se abandona a ele, que se deixa transformar por ele, torna abençoado o mundo. Que o Senhor nos ajude a combater o bom combate da fé,  e pedir sua bênção em nossa oração, para que ele possa renovar em nós a expectativa de ver seu rosto.