Pesquisar neste blogue

Sobre Jonas: Esperança e Oração

Entre os profetas de Israel, uma figura um tanto anômala se destaca nas Escrituras Sagradas, um profeta que tenta fugir do chamado do Senhor, recusando-se a colocar-se a serviço do plano divino de salvação. É o profeta Jonas, cuja história é narrada em um pequeno livro de apenas quatro capítulos, uma espécie de parábola portadora de um grande ensinamento, a da misericórdia de Deus, que perdoa.
Jonas é um profeta "extrovertido" e também um profeta em fuga! Ele é um profeta cessante que Deus envia "para a periferia", a Nínive, para converter os habitantes daquela grande cidade. No entanto, para um israelita como Jonas, Nínive representava uma realidade ameaçadora, o inimigo que colocava Jerusalém em perigo e, portanto, para ser destruído, certamente não para ser salvo.Portanto, quando Deus envia Jonas para pregar naquela cidade, o profeta, que conhece a bondade do Senhor e Seu desejo de perdoar, tenta se retirar de sua tarefa e foge.
Durante sua fuga, o profeta entra em contato com pagãos, marinheiros do navio em que embarcou para fugir de Deus e de sua missão. E ele foge para longe, porque Nínive estava na região do Iraque e ele foge para a Espanha, ele foge a sério. E é, de fato, o comportamento desses homens, como será posteriormente os habitantes de Nínive, que nos permite refletir um pouco hoje na esperança, que em face do perigo e da morte, é expressa em oração.
De fato, durante a travessia do mar, uma forte tempestade irrompe e Jonas desce ao porão do navio e se abandona para dormir. Os marinheiros, ao contrário, vendo-se perdidos, "cada um clamava a seu deus": eles eram pagãos. O capitão do navio acordou Jonah e disse-lhe: “O que você quer dizer com dorminhoco? Levante-se, invoque seu deus.Talvez o deus nos dê uma idéia de que não perecemos ”Jonas:.
A reação desses "pagãos" foi a reação correta diante da morte, diante do perigo, porque é então que o homem tem uma experiência completa de sua fragilidade e sua necessidade de salvação. O horror instintivo da morte desperta a necessidade de ter esperança no Deus da vida. “Talvez o deus pense em nós, para não perecermos”: são as palavras de esperança que se tornam oração, essa súplica cheia de angústia que chega aos lábios do homem diante do perigo iminente da morte.
Desdenhamos muito facilmente de nos voltarmos para Deus em nossa necessidade, como se fosse apenas uma oração de interesse próprio e, portanto, imperfeita.No entanto, Deus conhece nossa fraqueza, sabe que lembramos que Ele pede ajuda e, com o sorriso indulgente de um pai, responde com benevolência.
Quando Jonah, reconhecendo suas responsabilidades, jogou-se no mar para salvar seus companheiros de viagem, a tempestade foi aplacada. A morte iminente levou aqueles homens pagãos à oração e, apesar de tudo, fez o profeta viver sua vocação a serviço dos outros, aceitando se sacrificar por eles, e agora leva os sobreviventes ao reconhecimento do verdadeiro Senhor e ao louvor. Os marinheiros que, presas do medo, se voltaram para seus deuses e oraram, agora, com sincero medo do Senhor, reconhecem o Deus verdadeiro, oferecem sacrifícios e fazem votos. A esperança, que os levou a orar para que não morressem, agora se revela mais poderosa e opera uma realidade que vai além do que eles esperavam: não apenas eles não perecem na tempestade, mas se abrem para o reconhecimento de o verdadeiro e único Senhor do céu e da terra.
Posteriormente, os habitantes de Nínive, diante da perspectiva de serem destruídos, também oraram, estimulados pela esperança no perdão de Deus. Eles faziam penitência, invocavam o Senhor e se convertiam a Ele, começando pelo rei, que, como o capitão do navio, deu voz à esperança, dizendo: “Quem sabe, Deus ainda pode se arrepender e se afastar de Sua ira feroz, então que nós não perecemos? ”Jonas:. Para eles também, assim como para a tripulação na tempestade, ter enfrentado a morte e sair salvos os levou à verdade. Assim, sob a misericórdia divina, e mais ainda à luz do mistério pascal, a morte pode se tornar, como foi para São Francisco de Assis, "a morte de nossa irmã" e representar para todo homem e para cada um de nós, a surpreendente ocasião de conhecer a esperança e encontrar o Senhor. Que o Senhor nos faça entender essa conexão entre oração e esperança. A oração leva a pessoa à frente na esperança e, quando as coisas escurecem, deve haver mais oração! E haverá mais esperança.