Pesquisar neste blogue

O rebanho do Senhor, Seu povo

O Senhor cuida do Seu rebanho, o povo que Ele criou; Sua benignidade dura para sempre Salmo: -,,.Jesus disse que minhas ovelhas me seguem;Eu lhes dou a vida eterna, e ninguém pode tirá-los da minha mão. João: -.
Nós somos Seu povo, Seu rebanho
Um hino de louvor que convida o mundo a adorar a Deus, esse salmo responsorial nos poucos versículos selecionados começa com um chamado universal a todas as terras, mas é para o Senhor Deus de Israel que o louvor deve ser dirigido. Os três imperativos “servem”, “vêm antes” e “sabem” dizem basicamente a mesma coisa: adorar.Significa como servos prontos para realizar o serviço particular de adoração, entrar na presença do Senhor nos recintos sagrados para oferecer louvor e ação de graças na assembléia, porque conhecemos e reconhecemos as maravilhosas obras de Deus. Nós professamos que o Senhor Deus está lá para todos nós.
Duas caracterizações principais de Deus são usadas, Deus como Criador e pastor. Ele é o Todo-Poderoso Criador, soberano, que conquistou as forças primordiais do caos;Ele nos criou e nós pertencemos a Ele. Ele é o pastor cujo cuidado providente é a razão do bem-estar do rebanho; Ele cuida de nós, e devemos lealdade a Ele, não apenas a algum potentado humano. A seleção termina com três atributos de Deus na perspectiva da aliança entre Ele e Seu povo: Deus é bom - a união com Ele é benéfica e favorável ao povo; Deus é amável e amável hesitou - de Sua bondade fundamental, Ele é misericordioso e providente; Deus é fiel - Ele é confiável em seus compromissos e promessas. E Sua bondade dura para sempre, enquanto Sua fidelidade está em perpetuidade de geração em geração.Verdadeiramente, nós, como Seu povo,
Jesus nosso pastor
Jesus, como o Bom Pastor, é caracterizado por Seu relacionamento íntimo com Seu rebanho.Suas ovelhas são aqueles que ouvem Sua voz, O reconhecem e O seguem. As ovelhas conhecem o som ou a voz de quem cuida delas e elas a seguem com confiança, e correspondentemente o pastor também conhece e reconhece Suas ovelhas.Constantemente juntos, eles se familiarizam e confiam um no outro. Entre Jesus e Seus seguidores, pressupõe-se conhecimento íntimo e é necessária confiança mútua.
Jesus promete ousadamente a Suas ovelhas que lhes dará a vida eterna. Ele pode dar a vida e retomar a vida. João:; Ele tem poder sobre a morte. É por isso que, se Suas ovelhas ouvirem e prestarem atenção à sua voz, “nunca perecerão”. Ele também promete que não permitirá que ninguém as tire dele.Sempre há aqueles que pretendem arrebatar ovelhas do rebanho e do pastor.Suas ovelhas foram dadas a Ele por Deus, e ninguém pode tirá-las da Sua mão, assim como ninguém pode tirá-las de Deus da mão do Pai. O Pai e o Filho são idênticos em seu amor e carinho pelas ovelhas. Jesus Cristo, o Bom Pastor, é um com Deus.
Além de bagá, a presença do Senhor ressuscitado em Suas comunidades significa Sua proteção e cuidado infalíveis para o seu rebanho como pastor. Ele é quem está lá para eles em todas as suas necessidades e lutas, e quem os guiará no final da vida eterna.Ouvir a voz do pastor por parte das ovelhas significa segui-lo fielmente, identificar-se com ele e imitá-lo.Estar nas mãos de Jesus é estar nas mãos de Deus nosso Pai, pois Jesus é para nós o sacramento do amor e da misericórdia do Pai.