Pesquisar neste blogue

Eu Sou o Pão da vida - João capítulo 6 - Felipe Seabra.



Os calvinistas são grandes proponentes de duas grandes doutrinas conhecidas como "Graça Irresistível" e "A Perseverança dos Santos". De modo geral, "Graça Irresistível" é definida como:
Sempre que Deus é gracioso para com um pecador, esse pecador sempre e inevitavelmente virá a Jesus Cristo.Essencialmente, a graça de Deus não pode ser rejeitada
A doutrina da “perseverança dos santos” é geralmente definida como:
Sempre que Deus traz alguém para um estado de salvação, essa pessoa não pode ser perdida para a condenação. Ele sempre perseverará até o fim.
Há muitas escrituras diferentes usadas para provar as doutrinas acima e este artigo enfocará uma passagem em particular que os calvinistas acreditam provar essas doutrinas. Esta passagem é encontrada no Evangelho de João, capítulo seis, versículos tipicamente.Examinarei esta passagem e mostrarei os dados relevantes e determinarei se as conclusões calvinistas são logicamente requeridas apenas deste texto. O leitor notará que não é meu objetivo neste artigo provar que essas doutrinas são falsas ou contrárias às escrituras nesta passagem ou em outro lugar. Eu admitirei que não há nada na passagem de João: - isso contradiz diretamente essas doutrinas calvinistas.Meu único objetivo é examinar a validade lógica de usar essa passagem como um texto de prova para essas doutrinas. E assim sem mais delongas ...
Em João: -, Jesus declara:
Tudo o que o Pai me der virá a mim; e aquele que vem a mim eu não vou expulsar.Porque eu desci do céu, não vim para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
Na primeira declaração de Jesus, somos informados de que todos os que são dados a Jesus pelo Pai virão a Jesus. A primeira pergunta que devemos responder é o que Jesus quer dizer quando diz: “Tudo o que o Pai me dá?” Há uma forte tradição na Igreja Católica e em outras comunidades cristãs de que Jesus aqui fala daqueles que são dados a ele pelo Pai na predestinação eterna. Isso ficará claro em breve. A próxima pergunta é por que Jesus não expulsará aqueles que vêm a Ele?Jesus dá a resposta no verso. Ele veio não para fazer sua própria vontade, mas a vontade do Pai. E no verso, Jesus nos diz a vontade do Pai dizendo:
E esta é a vontade daquele que me enviou, para que eu não perca nada de tudo o que ele me deu, mas o levante no último dia.
St. Thomas Aquinas comenta John: dizendo o seguinte:
Portanto, ele diz que é a vontade do Pai que, de tudo o que ele, o Pai, me deu, eu não perca nada, isto é, que eu não perca nada até o tempo da ressurreição. Neste momento alguns serão perdidos, os ímpios;mas nenhum daqueles dados a Cristo pela eterna predestinação estará entre eles: “O caminho dos ímpios perecerá”. Aqueles, por outro lado, que estão preservados até então, não serão perdidos. Enfase adicionada.
Assim, podemos ver como Aquino viu aqueles que são "dados" a Jesus pelo Pai como aqueles que foram predestinados para o céu desde antes da fundação do mundo. Na tradição católica, essa visão da predestinação é conhecida apropriadamente como tomismo. Esta é também a minha opinião. Nenhum daqueles que são "dados" deste modo a Jesus pelo Pai, pode ser perdido para a condenação, mas serão os Santos Abençoados no Céu com Deus por toda a eternidade. Este grupo também é ocasionalmente chamado de "eleito".
Aquino comenta ainda mais dizendo:
O que João mais tarde relata que Cristo disse parece entrar em conflito com isso: “Nenhum deles”, isto é, daqueles que você me deu, “se perdeu exceto o filho da perdição” abaixo:. Assim, alguns daqueles que foram dados a Cristo através da predestinação eterna estão perdidos.Assim, o que ele diz aqui, que de tudo o que ele me deu, eu não deveria perder nada, não é verdade.Nós devemos dizer a isto que alguns estão perdidos entre aqueles dados a Cristo através de uma justificação presente; mas nenhum está perdido entre aqueles que lhe foram dados através da eterna predestinação.Enfase adicionada.
Podemos ver aqui que Aquino faz uma distinção entre ser dado a Cristo em uma “justificação presente” e ser dado a Cristo através da “predestinação eterna”. É o entendimento de Aquino que é possível alcançar um estado de justificação, embora Ninguém é membro do predestinado. Há escrituras a serem dadas em apoio a esta posição, mas esse não é o objetivo deste artigo. Examinando o texto dos versos -, podemos tirar as seguintes conclusões lógicas:
Se o Pai der alguém a Jesus, eles virão a Jesus. Se G, então C
Se o Pai der alguém a Jesus, Jesus levantará essa pessoa no último dia, assumindo que Jesus cumpre a vontade do Pai, com a qual tanto os católicos quanto os calvinistas concordarão. Se G, então R.
Movendo-se para o verso em que Jesus diz:
Porque esta é a vontade do meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e eu vou levantá-lo no último dia.
Há vários pontos importantes a fazer em relação a este verso. A primeira pergunta a responder é se estamos nos referindo à vontade anterior do Pai ou à Sua vontade consequente. Aquino faz uma distinção entre os dois no artigo da Summa Theologica First part, Question.Longa história curta, é a vontade consequente de Deus que é sempre cumprida. Parece ser a conseqüente vontade de Deus que está em jogo em verso por causa da declaração de Cristo: “e eu o ressuscitarei no último dia”. Um calvinista não deveria celebrar cedo demais, porque duas precondições são dadas aqui. Eles são:
"Ver" o Filho e
Acreditando no Filho.
Os verbos gregos para ambas as palavras estão presentes particípios ativos.Embora “ver” o Filho provavelmente se refira à visão física de Jesus durante Seu ministério terrestre devido ao verso, “crer” é definitivamente um assunto contínuo. Não são poucos momentos fugazes de exaltação, mas uma fé que persiste até o fim, ver João:. A razão pela qual um calvinista não pode celebrar é que ninguém pode saber se eles têm a fé que persiste até o fim até ... bem ... eles chegaram ao fim!Assim, mesmo se um verso como Mateus: Aquele que persevera até o fim deve ser salvo é apenas uma descrição dos eleitos aqueles que perseveram até o fim, não há ninguém vivo que se encaixa nessa descrição, porque ninguém lendo este artigo chegou ao fim .
Além disso, o fato de o verso mencionar “ver” o Filho fisicamente significa que Jesus estava se referindo aos seus discípulos durante o seu ministério terrestre. Assim, em princípio, somente aqueles que fisicamente viram o Filho e creram até o fim se qualificariam desse versículo para ser levantado no último dia. Deixando isso de lado, vamos supor que nós generosamente dizemos que somente esse tipo de fé duradoura é tudo o que é necessário. Bem, ninguém pode saber com certeza se eles têm esse tipo de fé porque não temos conhecimento infalível do futuro. A única exceção a isso seria se Deus nos revelasse de maneira particular se deveríamos ou não manter firme nossa fé até o fim.
Agora, para tudo isso, um calvinista poderia responder “Bem, a fé sendo falada em João: é fé duradoura, mas esse é o único tipo de fé que existe! Uma fé que falha não é fé alguma. ”Essa resposta não apenas parece contradizer tanto a Parábola do Semeador Mateus: - e a Parábola do Servo Perdoador Mateus: - mas também é uma definição de livro didático do Não Verdadeiro Escocês. falácia. Ou neste caso, No True Believer.
E assim, a informação lógica que ganhamos do verso é esta: Se alguém acredita em Jesus e mantém firme essa fé até o fim, eles serão levantados no último dia Se B, então R.
A próxima declaração logicamente relevante de Jesus ocorre em verso onde Jesus diz:
Ninguém pode vir a mim a menos que o Pai que o enviou o atraia; e eu vou levantá-lo no último dia.
Este verso é o verso que os calvinistas costumam usar como seu trunfo. Eles têm razão para isso?Vamos investigar.Primeiro uma analogia: se eu lhe dissesse que ninguém poderia coletar meu lixo a menos que seja quarta-feira, essa afirmação seria logicamente equivalente a dizer que, se não for quarta-feira, ninguém pode coletar meu lixo.Portanto, podemos ver logicamente a primeira declaração de Jesus como dizendo; “Se o pai não atrai alguém para mim, ele não pode vir a mim”. Se ~ D, então ~ C ~ é um símbolo da negação.Podemos supor que ser atraído a Jesus pelo Pai é uma pré-condição necessária para ser levantado no último dia em que tanto católicos quanto calvinistas concordam.Portanto, também podemos dizer que, se alguém não é desenhado, ele não é levantado, ou seja, se ~ D, então ~ R.
O que o calvinista precisa para que suas doutrinas sigam é o seguinte: Se Desenhado, então Levantado se D, então R. Mas há um problema, nada do que vimos pode logicamente levar a essa conclusão. Nós sabemos Se ~ D, então ~ R. Mas concluir “Se D, então R” desse fato é a falácia lógica de negar o antecedente.
Devemos nos fazer a pergunta: "Quem exatamente está sendo desenhado em verso?" Se alguém ler o versículo cuidadosamente, ele descobrirá que a resposta é na verdade ninguém. O verso não declara explicitamente que alguém é sorteado. Os calvinistas gostam de salientar que o pronome “auton” em grego é tanto aeb como é a mesma pessoa. Mas e daí? A passagem diz que a pessoa está sendo levantada, não desenhada. Portanto, a única maneira pela qual podemos saber que “auton” é atraído para Jesus é pelo fato de que “auton” está sendo gerado.Podemos então logicamente concluir que, se alguém é ressuscitado no último dia, eles foram atraídos para Jesus pelo Pai Se R, então D. Mas a partir daí, ainda não se segue que, se alguém é atraído, eles são elevados se D , então R. Essa é a falácia lógica de afirmar o consequente.
Portanto, em conclusão, não importa como dividamos essa passagem de João: - um calvinista simplesmente não tem o que precisa para provar suas doutrinas.Para reiterar novamente, esse fato não prova que essas doutrinas são falsas, mas apenas que elas não seguem logicamente da passagem em questão e, portanto, não servirão como texto de prova para elas. Estou ansioso para examinar mais Escrituras que os calvinistas tentam usar como textos de prova para suas doutrinas em artigos subseqüentes.
As citações de Tomás de Aquino são de seu comentário sobre o Evangelho de João, cuja totalidade pode ser encontrada aqui.
Até então, este é Matthew Paolantonio assinando.
Que Deus esteja com todos vocês.