Pesquisar neste blogue

As quatro perguntas da raiva

Ficar chateado é algo que todos nós fazemos. É uma parte da nossa humanidade.Como nossa raiva nos leva a iniciar e provocar conflitos e fazer coisas destrutivas para os outros, precisamos abordar e resolver nossa raiva rapidamente.
Algumas pessoas lidam com a raiva usando técnicas para se acalmar. Embora esses métodos e outros semelhantes às vezes possam ajudar, eles são apenas soluções temporárias que lidam com “problemas superficiais”. Deus, que conhece o coração do homem, e como isso nos faz ficar furiosos um com o outro, nos dá soluções permanentes ou “Libertação”, lidando com as “causas raiz” da nossa ira.
No capítulo versículo do Evangelho de João, Jesus fala sobre como ele nos dá liberdade e libertação de nossa raiva quando andamos consistentemente na verdade de Sua Palavra as escrituras: “Se você permanecer na minha palavra, você é realmente meu discípulo. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Para nos livrar da raiva destrutiva, Jesus "nos convence" nos confronta sobre as coisas em nossos corações que nos fazem ficar com raiva e começar brigas. Ao apontar e identificar essas coisas erradas, pecados em nós, ele quer que nos arrependamos e peça que ele nos perdoe por essas coisas.Quando nos arrependemos dessas coisas, Deus nos perdoa, nos purifica e nos muda: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e apenas nos perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça” st Epístola João capítulo, versículo.
A MUDANÇA 
Quero salientar algumas das mudanças permanentes que Deus traz em nós ao longo do tempo, pois permitimos que Deus trate conosco sobre nossa raiva destrutiva.
Paramos de ficar perturbados pelas razões erradas e ficamos chateados por causas justas.
Em vez de ficarmos chateados por dias, meses e, às vezes, por anos, ficamos com raiva por um curto período de tempo.
Em vez de gritar, gritar e perder o controle, estamos muito mais calmos e temos mais controle sobre nossas emoções.
Também deixamos de ser "temperamentais" para "lentos para a raiva". Quando nos rendemos a Deus e Deus nos muda, podemos discutir e resolver com mais eficácia nossas divergências. Também podemos ajudar outras pessoas a se acalmarem e encerrarem seus conflitos. O capítulo e versículo de Provérbios fala disso: “O homem irado suscita contendas; mas aquele que é lento para se enfurecer apazigua os conflitos. ”
Além disso, quando ficamos perturbados com os outros, nossa raiva não nos controla, nos impede de funcionar adequadamente ou nos impede de fazer o que Deus quer que façamos.
O CAMINHO DE DEUS
A maneira como Deus nos confronta sobre a nossa raiva é fazendo perguntas desafiadoras e convincentes. Deus nos faz pensar sobre o nosso comportamento, para que possamos ver que está errado e que estaremos dispostos a permitir que Deus nos mude. Aqui estão alguns exemplos nas escrituras que nos mostram como Deus faz isso na vida das pessoas.
Quando Caim ficou furioso porque Deus aceitou o sacrifício de seu irmão Abel e não o honrou, Deus o questionou sobre sua raiva: “E Caim ficou muito zangado, e seu semblante caiu. Então o Senhor disse a Caim: Por que você está com raiva? E por que seu rosto caiu? Gênesis capítulo, versículos -.
Quando Jonas ficou furioso com Deus, Deus confrontou Jonah sobre sua intensa raiva: “Mas isso desagradou Jonah excessivamente, e ele ficou com raiva. Então, ele orou ao Senhor e disse: Ah, Senhor Deus, não foi isso que eu disse quando ainda estava no meu país?Por isso, fugi anteriormente para Társis: pois sei que você é Deus misericordioso e misericordioso, lento para irar-se e abundante em benignidade, Aquele que desiste de fazer mal. Portanto agora, ó Senhor, por favor, tire minha vida de mim, pois é melhor eu morrer do que viver.Então o Senhor disse: É correto você ficar com raiva? “Capítulo do livro de Jonas, versículos -. Mais uma vez, Deus fez uma pergunta sondadora para que ele pudesse ver que ele estava errado por estar chateado. 
Assim como Deus usa perguntas para nos confrontar sobre nossa raiva e raiva para nos mudar, quero apontar perguntas críticas que Deus pede para ajudá-lo a identificar, abordar e superar sua raiva destrutiva, para que você possa se arrepender e Deus pode mudar você.Essas perguntas são baseadas no que as escrituras dizem sobre o que nos deixa aborrecidos.
SUA RAIVA É JUSTIFICADA?
Quando Deus confrontou Jonas por causa de sua raiva, ele perguntou a Jonah que sua raiva era justificada: “É correto você ficar com raiva?” Jonas capítulo, versículo. 
Deus fez a Jonah essa pergunta para ele se acalmar. Ele também queria que ele visse que era errado ele ficar com raiva.
Assim como Deus perguntou a Jonas se era apropriado que ele ficasse com raiva, precisamos pedir a Deus que nos revelasse se nossa raiva é justificada, porque às vezes nossa raiva é justificada e às vezes não. No versículo de Mateus, Jesus ressalta que devemos ter uma causa justa válida para ficar com raiva, para que nossa raiva seja justificada: “Mas eu lhe digo que quem estiver com raiva de seu irmão sem causa estará em risco de julgamento. E quem diz ao irmão: 'Raca!'estará em perigo do conselho. ”
Um exemplo na Bíblia em que a ira justa é exibida está no livro de Samuel, capítulo, versículo, quando o Espírito Santo levou o rei Saul a se enfurecer porque os amonitas estavam atacando Israel: “Então o Espírito de Deus veio sobre Saul quando ele ouviu esta notícia e sua raiva foi despertada. 
A ira de Caim foi injusta porque foi motivada pelo ciúme de Abel. Ele ficou furioso com Abel e com Deus quando Deus honrou o sacrifício de Abel e não respeitou o dele. O capítulo Jó, versículo, é uma escritura que mostra quão errado e destrutivo é o nosso ciúme: "Porque a ira mata o tolo, e a inveja mata o tolo".
A ira de Jonas foi injusta porque Jonah estava amargo com Deus por estender misericórdia aos assírios, pessoas que Jonas odiava.
Quando oramos e perguntamos a Deus se nossa raiva é justificada, também precisamos pedir a Deus que identifique nosso motivo ou "por que" ficamos com raiva para que possamos nos arrepender e que Deus possa lidar plenamente com nossos corações sobre nossos problemas de raiva. No capítulo de Gênesis, versículos -, Deus confrontou Caim por que ele estava chateado: Por que você está com raiva? E por que seu rosto caiu?
Precisamos que Deus nos identifique e mostre "por que" ficamos com raiva porque existem razões ou "áreas de pecado" na raiz de nossa raiva, como orgulho, luxúria, inveja, ódio, ressentimento, ganância, egoísmo, etc. . No Salmo, versículo -, o salmista pediu a Deus que vasculhasse seu coração para apontar seus pecados: “Me procure, ó Deus, e conheça meu coração: tente-me e conheça meus pensamentos: e veja se há algum caminho perverso em mim : e guia-me no caminho eterno. ”
Precisamos que Deus identifique nossos problemas para nós, porque não podemos identificá-los com precisão. O capítulo versículo de Jeremias indica que não conhecemos nossos corações e quando nossos motivos são impróprios: "O coração é enganoso acima de todas as coisas e desesperadamente mau: quem pode conhecê-lo". 
Em alguns casos, nossos corações e mentes nos enganam.Pensamos que somos justificados para ser perturbados quando não o somos.
Nosso coração é como uma árvore com galhos. Nossa raiva costuma ser um galho da árvore, com algumas áreas de pecado sendo a raiz ou a causa do motivo de ficarmos enfurecidos.Portanto, se nos arrependermos apenas de nossa raiva, estaremos lidando com os ramos e não resolveremos completamente o problema porque os ramos de raiva que eliminamos podem crescer novamente.
Quando esses ramos crescem novamente, significa que continuamos a fazer as mesmas coisas que nos irritam repetidamente. Para obter libertação total sobre a nossa raiva, devemos lidar com a "raiz" ou o que está nos deixando furiosos.  
SUA RAIVA DURAM MUITO TEMPO?
Isso é importante para considerarmos, porque a palavra de Deus impõe um limite de tempo para quanto tempo nossa raiva deve durar. A raiva que dura mais de um dia é inaceitável aos olhos de Deus. Efésios, versículos - aponta o seguinte: “Não fique bravo e não peque; não se ponha o sol sobre a sua ira. Nem dê lugar ao diabo. 
Isso significa que não devemos ir para a cama com raiva de ninguém. Esse limite de um dia também se aplica quando nossa raiva é justificada. Não temos o direito de dizer: "Como tenho justificativa para ficar com raiva, posso ficar com raiva enquanto quiser." 
Se ficamos com raiva por mais de um dia, Deus quer que nos arrependamos de nossa raiva e a deixemos ir. Se não podemos nos acalmar, Deus quer que busquemos sua ajuda imediata.
Se nos permitirmos ficar ofendidos ou chateados, sofreremos.
No capítulo, versículo de Eclesiastes, o rei Salomão mostra como somos tolos se permitirmos que nossa raiva permaneça em nós: "Não se apresse em espírito para se zangar: pois a ira repousa no seio dos tolos".
A palavra hebraica para resteth é NUWACH Strong.Significa descansar, estabelecer-se, habitar, ficar, permanecer. Isso fala de raiva que permanece conosco por um longo tempo.  
É tolice permanecermos enfurecidos ou irritados porque isso pode causar problemas de saúde, como úlceras, depressão e colapsos nervosos.
Testemunhei o grande sofrimento que as pessoas enfrentam quando alguém que eu conheço permaneceu bravo por muito tempo. Um dia, notei que algo a estava incomodando. Quando perguntei o que a aborreceu, ela admitiu que estava zangada com Deus desde que sua mãe morrera. Sua mãe já estava morta há cerca de vinte e dois anos. Quando essa jovem se arrependeu enquanto orávamos juntos, ela disse que sentiu um peso pesado sair de seus ombros. Vê-la obter sua liberdade era uma visão bonita. 
Desde o dia da libertação de minha amiga, tenho pensado muito em outras pessoas que sofrem como ela e ainda não encontraram sua liberdade. Ela ficou ofendida com Deus.Mas conheço outras pessoas que não falam com membros da família há dez, vinte e trinta anos. Vinte e dois anos é muito tempo para sentir dores assim. Por que devemos guardar ressentimentos e sofrer assim quando Deus pode nos libertar rapidamente? Faço essa pergunta às pessoas porque quero que elas permitam que Deus acabe com o sofrimento, assim como ele fez com meu amigo.
Quando ficamos com raiva, também ficamos amargos e ressentidos um com o outro. Isso nos faz ferir muitas outras pessoas: “Seguindo a paz com todos os homens, e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor: Olhando diligentemente para que ninguém falhe na graça de Deus; para que nenhuma raiz de amargura brotando vos perturbe, e com isso muitos se contaminem ”. Livro de Hebreus capítulo, versículos -.
De acordo com as escrituras, não devemos nos manter amargos: “Que toda amargura, e ira, e ira, e clamor, e maldade sejam afastadas de você, com toda a malícia, e sejamos amáveis ​​uns com os outros , terno, perdoando-se uns aos outros, assim como Deus, por amor de Cristo, vos perdoou. ”Livro de Efésios capítulo, versículos -.
Tudo isso nos diz que não temos o direito de permanecer ofendidos, como muitas pessoas que foram feridas ou abusadas sentem que o fazem. Devemos pedir ajuda a Deus e permitir que ele nos cure da dor que sentimos ao ser profundamente magoado ou ferido por outros.
A SUA RAIVA É MUITO INTENSA? 
Quando Deus confrontou Caim sobre sua raiva, sabemos que ele estava lidando com ele sobre a intensidade de sua raiva, porque ele lhe disse: "Por que você está irado?" Gênesis, capítulo versículo. A palavra “ira” significa que a ira de Caim era muito intensa: “E Caim ficou muito irado, e seu semblante caiu.” Gênesis capítulo, versículo. 
Deus nos convence da intensidade de nossa raiva para nos acalmar e nos arrepender imediatamente, para que ele possa nos libertar. Veremos a raiva intensa para ver como ela funciona e sua natureza destrutiva. 
Na Bíblia, essas palavras descrevem raiva intensa: fúria, raiva, indignação, raiva em brasa, raiva feroz, raiva inflamada, ira, ira ardente e ira. As pessoas que estão tão chateadas têm pouco controle sobre suas emoções ou comportamento. Eles começam brigas com os outros: “Um homem irado provoca brigas, e um homem furioso transborda” Livro de Provérbios, capítulo, versículo.
Eles também praticam violência ou coisas destrutivas para ferir os outros: “A ira é cruel e a raiva é ultrajante;mas quem pode resistir à inveja? ”Livro de Provérbios, capítulo, versículo. 
Essa fúria fez com que Caim matasse seu irmão Abel: “E Caim conversou com Abel, seu irmão; e aconteceu que, quando estavam no campo, Caim se levantou contra Abel, seu irmão, e o matou.” Gênesis capítulo, versículo .
***
O rei Nabucodonosor também teve uma raiva intensa que o atormentou e o levou a fazer coisas destrutivas. Quando as coisas não correram bem, ele ficou com raiva e ameaçou as pessoas. Quando seus sábios não conseguiram interpretar seu sonho, ele planejou matá-los: “Por esse motivo, o rei ficou irado e muito furioso, e deu o comando para destruir todos os sábios da Babilônia. Livro de Daniel, capítulo, versículo.
Não podemos nos permitir ficar furiosos porque as consequências podem ser graves. O capítulo do livro de Provérbios, versículo, diz que “homens de grande ira sofrerão punição; porque, se você o libertar, ainda o fará novamente”.
Homens que ficam furiosos regularmente sofrem grandes punições, porque as coisas terríveis que fazem como agredir e matar outras pessoas são crimes que os levarão à prisão. O fato de que esses homens precisam ser entregues “de novo” revela que eles não podem controlar ou interromper seu comportamento. Eles farão essas coisas destrutivas repetidamente. 
Embora esse problema com raiva intensa assola muitas pessoas, há esperança. Deus pode nos libertar, e o fará se o buscarmos de todo o coração.Testemunhei Deus fazer isso quando ele entregou Thomas Adams, meu pai. Aqui está uma breve versão deste testemunho.
Em setembro, cuidei do meu pai, que teve uma recaída com câncer. Em dezembro, por volta da manhã todas as manhãs, ele me acordava para fazer perguntas sobre a Bíblia. Quando meu pai fez isso por cerca de uma semana, começamos a ter um estudo diário da Bíblia e uma sessão de oração todas as manhãs.
Cobrimos diferentes áreas das escrituras todos os dias. Numa manhã em particular, li em voz alta esta passagem no capítulo Epístola de João, versículos -: “Esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, de que devemos amar uns aos outros. Não como Caim, que era daquele perverso, e matou seu irmão. E por que ele o matou? Porque suas próprias obras eram más e seu irmão, justo ”.
Depois de ler esta escritura, pude ver que meu pai tinha algo que ele queria dizer. Estas foram as palavras dele: “Lester, você vê aquele homem Caim. Fico com raiva como ele e machuquei as pessoas com a minha raiva ”.Suas palavras me chocaram. Quando isso aconteceu, senti que a convicção de Deus havia chegado sobre ele, levando-o a responder dessa maneira. Então, gentilmente, disse-lhe: “Papai, você não precisa ficar com raiva dessa maneira. Deus pode libertar você.Você quer que oremos e peçamos a Deus para libertá-lo? ”Quando meu pai disse que sim, eu o conduzi em uma oração de libertação que tirou sua raiva e trouxe paz ao seu coração. Depois que isso aconteceu, fiquei espantado e refleti sobre o que Deus estava fazendo diante de meus olhos.
Foi um trabalho poderoso que Deus fez porque esse problema atormentou meu pai por anos. Às vezes, ele ficava zangado rapidamente e ficava cheio de raiva ou fúria.Em muitos casos, ele ficaria muito perturbado, mas o suprimiria. E, depois de manter sua raiva por longos períodos de tempo, como cinco ou seis meses, ele explodiria em um acesso de raiva. Tendo sido alvo de algumas de suas explosões, não foi divertido para mim.Quando entendi melhor a raiva dele, vi que não era divertido para ele também.Depois de vê-lo sofrer assim por anos, foi ótimo vê-lo finalmente livre.
Assim como eu vi como Deus o convenceu e permitiu que ele fosse livre, acredito que ele quer libertar os outros da raiva neles que machuca os outros.Todas as coisas são possíveis com Deus. Se você tem algum problema com o seu temperamento, deve ir diante de Deus e se arrepender agora e pedir que ele o liberte.
VOCÊ FICA IRRITADO MUITO RAPIDAMENTE?
Deus pode lhe fazer essa pergunta, porque ele deseja transformar-nos de “rápidos na ira” em “lentos para a raiva”. Ele quer nos libertar porque ter um “temperamento rápido” nos leva a fazer coisas muito destrutivas. Quando nos arrependemos de ficar zangados "rápido demais", a libertação e a transformação de Deus ocorrem em nós.
Vamos primeiro ver a rapidez com a raiva e suas consequências.As pessoas que se irritam rapidamente geralmente ficam chateadas sem ouvir o que a outra pessoa está dizendo. Isso geralmente os leva a julgar, interpretar ou interpretar mal o que está sendo dito ou feito. Quando julgamos mal os outros e suas ações, geralmente fazemos e dizemos coisas inapropriadas em resposta ao que percebemos que elas são. Nossas ações erradas aborrecem as pessoas e elas começam a discutir e brigar. Esta escritura confirma o seguinte: “Um homem de temperamento rápido age tolamente”, capítulo do livro de Provérbios, versículo.O capítulo e versículo de Provérbios também confirma isso: “Mas aquele que é apressado pelo impulsivo espírito exalta a loucura.”
Nosso temperamento rápido também nos leva a agir por impulso e a fazer coisas violentas com os outros. Creio que foi isso que fez Caim matar Abel: “E Caim conversou com Abel, seu irmão; e aconteceu que, quando estavam no campo, Caim se levantou contra Abel, seu irmão, e matou” Gênesis capítulo, versículo .
As pessoas que ficam com raiva às vezes atacam as pessoas e as acusam falsamente de comportamento errado. Esse comportamento faz com que seus relacionamentos sofram, e eles acabam em disputas nas quais não deveriam estar envolvidos. Por não terem a capacidade de controlar seu comportamento, as pessoas que são ávidas pela raiva não conseguem resolver suas próprias diferenças. Vamos agora olhar para ser lento na ira.
A Palavra de Deus nos instrui a sermos lentos para a raiva: que todo homem seja rápido em ouvir, lento em falar, lento em ira; pois a ira do homem não produz a justiça de Deus, capítulo de Livro de Tiago, versículos -.Nesta passagem, Deus deixa claro que ser ofendido não trará nada produtivo em nossas vidas. Mas ser lento na raiva nos ajuda a lidar adequadamente com os conflitos e a construir bons relacionamentos.
Uma pessoa lenta para se enfurecer fica perturbada. Mas ele leva muito tempo antes de ficar chateado, porque ouve o que as pessoas dizem e ele avalia. É por isso que o capítulo do livro de Provérbios, versículo, diz: “Aquele que demora para se enfurecer tem grande entendimento.” Essa pessoa normalmente fica com raiva apenas quando ouviu os fatos e acredita que a situação merece sua raiva.
Se ele entra em conflito com alguém, ele sabe que se envolver na discussão é a solução. Veja o capítulo Evangelho de Mateus, versículo.Porque ele quer lidar com suas conversas e conflitos de uma maneira divina, ele não tem pressa de falar.Ele costuma responder com palavras mais calmas e racionais, em vez de com raiva e tom áspero. Seu comportamento calmo permite que ele dê respostas adequadas que o ajudem a resolver suas diferenças com uma pessoa com quem discorda. E, se a pessoa em desacordo com ele estiver com raiva, suas respostas gentis podem acalmar a outra pessoa. O capítulo de provérbios, versículo indica o seguinte: “uma resposta branda desvia a ira.” O capítulo de provérbios, versículo também confirma o seguinte: “O homem furioso desperta contendas; mas quem é lento para se enfurecer apazigua contendas.” 
Como ser lento na ira produz todas essas coisas positivas e poderosas, não é de admirar que o capítulo de Provérbios, versículo, diga: “Quem é lento na ira é melhor que o poderoso, e quem governa seu espírito é aquele que toma uma cidade. Como você pode ver, há uma grande diferença entre ser lento e irar-se e ser nervoso.
Como a Bíblia diz que Deus quer que todos nós sejamos lentos, talvez essas palavras nos permitam lidar com as emoções e as emoções de nossos clientes de maneira mais produtiva.
CONCLUSÃO
Espero que você encontre a liberdade da opressão da raiva destrutiva que está disponível para você.Espero também que você possa usar esse insight com seus clientes quando a raiva deles se intensificar.