O Evangelho do Bom Samaritano

Hoje, temos dois ensinamentos, colocados paralelos um ao outro, como dois enredos em uma história. Um tem um aspecto exterior e moral, concernente a como devemos agir como cristãos, ser compassivos e quem é nosso próximo.
Nós sabemos a resposta para isso. Todo mundo é nosso vizinho. Nós só precisamos ser lembrados disso às vezes.
Há também uma história mística e interna aqui que está ao lado deste importante ensinamento sobre ser compassivo. O que nos dá o poder, a capacidade de agir com compaixão? O que nos dá a capacidade de viver a vida cristã? É claro que sabemos que é apenas a graça de Deus, mas o que Ele fez? Como Ele nos deu essa habilidade e esse poder?
Podemos ver isso nesta história, quando olhamos para o significado místico que os Padres elucidaram. Podemos ver também qual é o significado do cristianismo e o propósito e atividade da igreja. Há uma grande promessa nesta história também, e eu acredito… eu sei - uma grande fonte de esperança para nós
“E eis que um certo doutor levantou-se e tentou-o, dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” 3
Um advogado era um judeu que estudou e interpretou a lei. Ele não era como entendemos que os advogados sejam hoje. Eles deveriam ter sido homens de caráter e alta posição moral. Muitos deles eram, mas muitos não eram. Esse advogado era como as pessoas a quem Jesus se referiu quando disse: “Mas ai de vós, fariseus! porque ditai a hortelã, a arruda e toda sorte de ervas, e passamos o juízo e o amor de Deus; é preciso que façamos isso e não deixes o outro desfeito. ”4 Se você conhece esta passagem, do evangelho de são Lucas mais ou menos uma frase depois, um advogado disse a Jesus que Ele também estava julgando, e Nosso Senhor disse "sim, de fato".
Este advogado estava tentando prender Jesus. Ele estava tentando levá-lo a dizer algo onde eles pudessem julgá-lo. Já o odiavam. No primeiro ano do seu ministério, havia pessoas que queriam matá-lo. O desabrochar da rosa foi muito rápido para essas pessoas quando viram o que Jesus queria dizer e como teriam que mudar suas vidas se o seguissem. Eles não queriam fazer isso. Eles não queriam desistir de suas posições e suas terras e tudo mais, como o segundo evangelho fala. 5 Esse advogado era um dos muitos lacaios que iriam a Cristo e tentariam enganá-lo de alguma forma. Essa pergunta que ele faz é uma pergunta incrível. É realmente uma pergunta incrivelmente estúpida. Para ficar na frente do Deus-homem,
Cristo se refere à lei, porque Cristo confirmou a lei. Isto deveria ter sido suficiente para ele, apenas deveria ter sido suficiente para o homem rico e seus irmãos, uma vez que eles tinham a lei e os profetas. 6 Ele também queria mostrar como alguém pode ser um advogado e conhecer todo tipo de coisas sobre a lei, e como alguém poderia, para estendê-la ao nosso tempo - conhecer todo tipo de coisas sobre os santos, o typicon e a igreja. e, no entanto, não entendo o significado interno e a essência do que é a nossa vida.
“Disse-lhe ele: O que está escrito na lei? como lêes tu? Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua mente; e teu próximo como a ti mesmo. "7
Homem miserável tolo! Ele realmente sabe a resposta correta para a pergunta, e ele diz isso como uma criança de escola recitando a resposta em um teste, e tendo um sorriso maroto no rosto, porque ele acertou a resposta. O espantoso é que ele já havia escutado a Cristo, porque em nenhum lugar no Antigo Testamento fala explicitamente sobre amar o próximo como a ti mesmo ”. A primeira parte de sua citação é de Dueteronomy, mas a segunda parte é das palavras do Deus-homem, Jesus Cristo. Nosso Senhor estava ensinando ao povo o que a lei realmente significava - a essência da lei é o amor de Deus, e por amor a Deus, amor ao próximo, e depois também citando Deuteronômio, disse: “E o segundo é como, isto é Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. ”8 O advogado deve ter ouvido isso! Ele sabia a resposta certa, mas não acreditava realmente, porque não a vivia.
Se você acredita nessas palavras, então você dará atenção às outras palavras de Cristo. Ele disse: “Eu lhes dou um novo mandamento: que se amem uns aos outros; como te amei, para que também te amem uns aos outros. Por isso todos os homens saberão que sois meus discípulos, se é que se amam uns aos outros ”. 9 Essa é a marca do que um cristão é - é amor. Sem amor, nós verdadeiramente não somos nada, e somos hipócritas, e é mais digno de pena.
Cristo diz ao advogado: “Respondeste bem: isso faze viverás”. 10
Isto é realmente muito simples! Cristo nos revela a verdade e nós O seguimos! Nós o amamos. Queremos fazer coisas que sejam agradáveis ​​para ele, porque é inato em nós querer agradar a Deus - não por causa do medo da punição, não por causa da esperança de recompensa, mas porque ELE É! E nós queremos segui-lo, por causa disso apenas. Ou seja, à medida que você progride na vida cristã, até mesmo um pouco, você percebe que quer fazer o bem e seguir os mandamentos de Deus por causa de sua doçura e saboroso. Você não quer fazer mais nada.
Você pode cair muitas e muitas vezes, mas esse desejo deve inculcar em seu coração, irmãos e irmãs! Não importa quantas vezes você caia, setenta vezes sete vezes, ou setenta vezes sete mais um! 11 Eu não me importo com quantas vezes. Você deve plantar em seu coração esse desejo de seguir os mandamentos de Deus. Tudo o que Cristo está dizendo é: “você sabe a resposta. Você está certo. Agora vá fazer isso! ” A vida cristã não é algo que acabamos de ler em um livro ou falar sobre. Não é algo que dizemos que acreditamos. É O QUE FAZEMOS, PORQUE NÓS ACREDITAMOS.
A resposta de Cristo coloca o advogado de volta nos calcanhares. Ele não esperava uma resposta tão simples e direta. Ele achou que estava indo muito bem. Ele havia conseguido a primeira resposta certa e estava pronto para mais, com a audiência em torno deles, mas Cristo simplesmente o surpreendeu com uma resposta tão simples. Ele teve que se recuperar. Em vez de cair a Seus pés, e adorá-Lo, e percebendo que ele estava cheio de orgulho, em vez disso, ele deixa seu orgulho dominá-lo. Ele quer entrar na última palavra, digamos.
“Mas ele, querendo se justificar, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?” 12
Outra pergunta muito tola e infeliz. Ele pode dizer palavras doces, mas ele não sabe que eles têm um gosto doce. Ele pode dizer que amarás o teu próximo, mas ele não o faz. Ele quer se colocar em um pedestal. Ele quer se achar melhor que alguns homens! Certamente ele acha que existem outros que são iguais a ele - os outros advogados, as pessoas que aprendem e as que lavam todos os dias e não são fedorentas. Tenho certeza de que ele tinha alguns iguais, mas se colocou acima da humanidade. Esta história que estamos prestes a discutir certamente diz a ele 'Advogado, todo mundo é seu vizinho'.
Esta história diz algo mais incrivelmente bonito e incrivelmente doce. Ele apresenta o ensinamento místico de Cristo, o curandeiro, e também apresenta que a igreja deve continuar esse papel de cura e reintegrar a personalidade com Cristo.
Todos nós, até certo ponto, estamos fraturados. Nossa personalidade não está integrada à vontade de Deus e sofremos gravemente por causa disso. Toda a nossa vida na igreja é terapêutica. Estamos sendo refeitos e sendo feitos inteiros. É como se estivéssemos perdendo uma perna e nos deram uma perna perfeita. Nós não temos olhos para ver, e nos são dados olhos. Todos os nossos sentidos estão sendo dados a nós em maior e maior medida para que possamos verdadeiramente ver e entender Deus Quem é.
Jesus faz uma resposta muito curta ao advogado. Ele nunca o responde diretamente, porque por que você deveria responder a um homem orgulhoso com uma resposta direta? Eles só terão outra volta. Em vez disso, Ele responde de uma maneira que não pode ser recusada. E ele diz tudo em cento e oitenta e seis palavras! Ouça com muito cuidado agora. Há ensinamentos externos aqui, mas o ensino interior nos dará grande esperança e nos fará perceber quão grande é o nosso Deus.
“E Jesus, respondendo, disse: Um certo homem estava indo de Jerusalém a Jericó, e caiu entre os ladrões, o que o despojou de suas vestes, e feriu-o, e partiu, deixando-o meio morto”. 13
A estrada de Jerusalém para Jericó era uma rota muito perigosa. Fazia muito calor e descia ao vale, e Jericó sentia-se muito desconfortável em relação a Jerusalém. Jerusalém é uma imagem nas escrituras e nos escritos dos pais da salvação e da paz. Não diz: “Grande é o SENHOR, e grandemente para ser louvado na cidade do nosso Deus, no monte do seu santidade. Bela para a situação, a alegria de toda a terra é o monte Sião aos lados do norte, a cidade do grande Rei ”. 14
Jerusalém é uma imagem da salvação, e Jericó é uma imagem das paixões, conflitos, cacofonia e insatisfação. O caminho para Jericó é perigoso e, na língua original, este “desceu” implica um movimento contínuo para baixo, e os Padres enfatizam isso.
Quem é esse homem? Ele é Adão e toda a raça humana. Este homem é a natureza humana. Deus nos criou perfeitos. Ele nos criou para que pudéssemos conhecê-lo e então caímos. Todos nós iríamos em direção a Jericó, exceto que o homem-Deus intervém e nos salva.
Quem são os ladrões? Eles são os demônios. O que esses demônios fazem? Eles tiram um homem de suas vestes. Essa vestimenta é nossa virtude. Eles despiram um homem de virtude e depois o feriram com pecados. Então eles o deixam meio morto. Não totalmente morto, porque Deus é misericordioso, e ainda há fôlego em nós, e ainda há esperança para nossa salvação. Além disso, os pais nos dizem que, embora nosso corpo morra, nossa alma vive.
“E por acaso veio um certo padre assim: e quando ele o viu, ele passou do outro lado. E também um levita, quando estava no lugar, veio e olhou para ele e passou do outro lado. ”15
O significado exterior aqui é que esses judeus conheciam a lei e não queriam tocar em um homem que poderia estar morto. Isso as sujaria e, embora fosse obrigado a lavar, não seria capaz de entrar no templo por um período de tempo. Eles valorizavam sua própria posição e status e conforto mais do que outro homem. Eles nem sequer foram olhar para ele e foram para o outro lado, estes homens miseráveis ​​e tolos!
Ouça o que os Pais dizem ser o significado interno. A lei e os profetas não podem mudar um homem! O problema é muito difícil. Estamos muito quebrados. Estamos muito feridos. Estamos sangrando de todos os lugares e estamos enfraquecidos. Então, quando eles passaram, isso indica que nossos pecados são demais para nós. Não podemos fazer nada com eles sozinhos. E diz que por acaso vieram sobre ele. Não por propósito, mas por acaso, porque o propósito de um homem em viver não pode ser salvar outro homem. Ele pode certamente ajudar, como Deus lhe pede, especialmente aqueles na igreja que são designados para esta tarefa, e também em alguma medida, todos nós, mas nenhum homem pode salvar outro. Só Deus pode salvar.
“Mas um certo samaritano, quando viajava, chegou onde estava: e quando o viu, teve compaixão dele” 16
Sua jornada estava para chegar ao homem. Não foi uma ocorrência casual. Este samaritano, nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo é o samaritano nesta parábola, irmãos e irmãs, ele viajou a fim de chegar a cada um de nós ao lado da estrada. Esse é o significado está aqui. Quando Ele nos viu e continua a nos ver, Ele tem compaixão. Seu propósito na Terra era vir para nos salvar e nos ajudar de todas as maneiras.
"E", Ele "foi até ele, e ligou suas feridas, derramando óleo e vinho, e colocou-o em sua própria besta, e levou-o para uma estalagem, e cuidou dele."
Há muito aqui para conhecer. Ligando suas feridas - o que isso significa? Você tem algum pecado que gosta da mulher com um problema de sangue, sobre o qual falamos na semana passada 18, pecados que hemorragia, e você não pode parar o sangramento? Você não precisa de alguma ligação para colocar essa ferida, de modo a parar o sangramento? Isso é o que Cristo faz. Ele nos liga, Ele nos ajuda, não nos liga contra a nossa vontade, mas nos ajuda com o autocontrole. Qualquer pecado que você tenha - você não pode nomear um pecado que Deus não vai ajudá-lo a conquistar. Você não pode nomear um.
Ele serviu azeite e vinho. Este óleo e vinho se refere à natureza dual de Cristo. Também se refere às duas maneiras pelas quais Cristo age e, de fato, como todos os ensinamentos e ações da igreja, Seu corpo são. Alguns ensinamentos são misericordiosos e são gentis. São promessas e coisas que nos dão esperança e nos confortam. Alguns ensinamentos são mais difíceis. Eles nos dizem quando somos tolos ou fazemos coisas más ou perigosas.
Algumas das palavras calmantes que Cristo disse são estas:
“Na casa do meu pai há muitas moradas: se não fosse assim, eu teria dito a você. Eu vou preparar um lugar para você. E se eu for e preparar um lugar para você, voltarei e receberei você para mim mesmo; que onde eu estiver, vocês também poderão estar ”. 19
“Vocês são meus amigos, se fizerem tudo o que eu lhes ordenar. De agora em diante eu não lhe chamo servos; porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas eu vos chamei amigos; porque tudo o que tenho ouvido de meu Pai, eu vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes, mas eu te escolhi, e te ordenei, para ires e frutificares, e para que o vosso fruto permaneça; tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele te dará. Estas coisas te ordeno que te amem uns aos outros ”. 20
“Tome meu jugo e aprenda sobre mim; porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve ”. 21
Esses são os ensinamentos que são como o óleo, calmantes. Precisamos desse óleo, assim como nossos filhos precisam ser consolados, muitas e muitas vezes. Somos como crianças que precisam ser consoladas, que precisam saber, repetidamente, que Deus nos ama e, de fato, tem um lugar preparado para nós.
Ele também nos deu ensinamentos difíceis. Alguns desses ensinamentos parecem difíceis para nós por causa de nossa dureza de coração, e eles são muito difíceis para uma pessoa que não quer mudar. Ele disse:
“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ali; porque estreita é a porta, e estreito é o caminho que conduz a vida e poucos que a encontrarem. ”22
Nem todo aquele que me diz, senhor, entra no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade de meu pai que está nos céus ”. 23
Ele também diz algo sobre o último julgamento, a última parte das quais são palavras que espero que nenhum de nós possa ouvir: “Qualquer que, pois, me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu pai que está no céu. Mas o que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu pai, que está nos céus ”. 24
Todas as escrituras estão cheias desses ensinamentos de óleo e vinho, misturados, porque nosso Senhor e Salvador era e é Deus e homem.
Ele o colocou em sua própria fera. O que isso significa? A besta significa a encarnação.
Ele levou um homem doente e moribundo, e ele o criou, e ele deu a ele a capacidade de viver! Ele tomou carne e fez essa carne capaz de compreender e apreender Deus. De antemão, não era possível, porque estávamos deitados à beira da estrada, todos machucados e sangrando, mas ele nos colocou em Sua fera - ele encarnou por nossa causa. Ele é nossa força quando somos fracos. Ele nos carrega em todos os momentos, a todo momento, por causa de Seu amor por nós. E ele ama a nossa carne.
E no dia seguinte, quando partiu, tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares, quando eu voltar, retribuirei-te ”. 25
A partida é a sua ascensão.
Ele não viveu na terra para sempre, mas depois de um curto período de tempo, deixou a administração de sua igreja para Seus servos, para o hospedeiro, seus bispos, Seus sacerdotes, seus diáconos. Ele lhes disse para cuidar daqueles que precisam de cuidados. E ele deu-lhes dois pence. Uma moeda está estampada em ambos os lados com a imagem do imperador. Dois pence são o velho e o novo testamento, a Sagrada Escritura e a santa tradição. Estas são as maneiras pelas quais um homem encontra a verdade, pelas Sagradas Escrituras e a Santa Igreja, que escreveu as escrituras e acrescentou muito mais além, como o Espírito Santo quis.
O que é isso "tomando cuidado"? Como essas pessoas são cuidadas? Através de todas as formas em que vivemos na igreja, através da confissão, conselho, ensino, pregação, serviços e bênçãos. Através da oração uns pelos outros, e especialmente, mesmo que ele seja indigno, através do sacerdote e do bispo orando e intercedendo pelo povo diante do santo altar, como Deus ordenou. Além disso, que Deus conceda que eles seriam fortes o suficiente para ser um exemplo para os outros, estes estalajadeiros.
“E o que você gastar mais” - Nós vamos gastar mais. Deus nos dá, mas devemos aumentar. Deus faz o aumento e provoca o crescimento, mas nós fornecemos o trabalho e aumentamos nossos talentos. O que quer que você gaste, mais Deus se lembrará de um copo de água que você dá a um homem sedento 27, toda oração que você disser por uma pessoa, toda prostração, toda lágrima - nada será esquecido. E quando Ele vier novamente, todas as coisas serão conhecidas, boas e más, e Ele nos retribuirá.
Você entende a doçura desta parábola e como ela se aplica a nós? Nós somos o homem pela estrada. Nós somos aquele homem sangrando, e o samaritano, nosso Senhor, Jesus Cristo, veio e nos prendeu, e nos ajudou a parar de pecar. Ele não apenas estabeleceu mandamentos. Ele não apenas estabeleceu leis, e disse “você deve fazer isto, e fazer isto e fazer isto, ou você será amaldiçoado”. Ele veio e nos ajudou. E à medida que nos tornamos mais fortes, cumpriremos Seus mandamentos, à medida que reagimos ao Seu amor, assim como a criança responde ao amor de seus pais e quer fazer o melhor e quer agradá-los. É assim que somos. E Ele às vezes derrama óleo e às vezes vinho em nós. Às vezes precisamos ser repreendidos e às vezes precisamos ser consolados. E Ele nos faz capazes de viver.
Este homem que foi para a pousada se recuperou, e ficou mais forte. Isto é o mesmo com a gente! Devemos ter esperança, devemos ter absoluta certeza de que Deus nos salvará, porque é por isso que Ele veio. É por isso que Ele viajou. É por isso que fomos para a estrada poeirenta onde estávamos deitados na vala.
Ele nos salvará, se apenas reagirmos a Ele, se cooperarmos apenas com o cuidado terapêutico que Ele nos dá. Se você for aos cuidados de um médico e não fizer nada que o médico diga, você não ficará melhor. Tudo o que precisamos fazer é ouvir nosso grande médico. Deus nos salvará. Deus amarrará nossas feridas continuamente e, eventualmente, as feridas desaparecerão. As paixões irão embora.
Eu não digo que isso acontecerá em um curto período de tempo, embora, eu lhes diga, se tivermos muito fervor, ele desaparecerá em um período muito curto de tempo. Se tivermos fervor e grande desejo, Deus nos ajudará mais rapidamente. Se escolhermos o caminho difícil, como fez Jairo, se você se lembra da semana passada - ele não tem tanta fé e quer que Cristo venha a sua casa e ponha as mãos sobre seu filho, então teremos um longo caminho. Nós temos esse caminho mais longo, infelizmente, por causa de nossa falta de fé e nossa arrogância e nosso vício pelos pecados. Mas, independentemente de ser um caminho mais longo ou um caminho mais curto para nós, Deus nos salvará. Um homem.

Enviar um comentário

0 Comentários