Paz interior além da compreensão

   Jesus prometeu dar aos seus seguidores paz sobrenatural:
   Eu vou te deixar com um presente - paz de espírito e coração. E a paz Eu dou não é como a paz que o mundo dá. Portanto, não se preocupe, nem tenha medo de João 14:27. 
   Depois que Jesus subiu ao céu, ele dá esta paz através da mediação do Espírito Santo. A paz é um aspecto do que o Espírito produz em nossas vidas (Gal 5:22).
   A paz interior dada por Deus não é como a paz proporcionada pelo mundo, de acordo com Jesus, João 14:27. Não é a paz que depende de circunstâncias externas ou racionalizações internas. De fato, a paz de Deus vem quando eventos ou razões fornecem justa causa para preocupação. Como Paulo observa, a paz de Deus “é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode entender” (Filipenses 4: 7).
   Se você nunca experimentou esse tipo de paz, toda essa conversa pode soar bastante sonhadora e irrealista. Mas milhões e milhões de cristãos conhecem a paz sobrenatural e inexplicável precisamente em situações que poderiam exigir medo e angústia. O grande escritor de hinos Charles Wesley, que escreveu canções tão amadas como “Hark! O arauto Angels Sing ”viveu uma vida plena de serviço a Cristo. No início de seu 79º ano, no entanto, a saúde começou a vacilar. Enquanto a doença dominava seu corpo, Wesley sabia que ele morreria em breve. Seu médico, que regularmente visitava sua cama nos últimos dias, descreveu a atitude de Wesley diante da morte:
   Ele possuía aquele estado de espírito que sempre gostou de ver em outros - humildade não afetada e resignação sagrada para a vontade de Deus. Ele não tinha transportes de alegria, mas sólida esperança e confiança inabalável em Cristo, que mantinha sua mente em perfeita paz. 
   Para não pensar que apenas os heróis únicos da história cristã têm tanta paz quando a morte se aproxima, eu sentei com muitos santos comuns nas horas que antecederam a sua morte. Estes também sabiam a paz perfeita que uma vez encheu o coração de Charles Wesley.
   Obviamente, ainda não enfrentei a iminência da minha morte. Espero atrasar essa experiência por mais alguns anos. Mas eu conheci a paz de Deus que é “muito mais maravilhosa do que a mente humana pode entender”. Tal paz veio primeiro a mim quando eu estava no colegial. Meu pai trabalhou como analista de computação no setor aeroespacial no sul da Califórnia. Depois que os americanos finalmente desembarcaram na Lua, o zelo pela exploração espacial e o financiamento federal secaram. Meu pai perdeu o emprego e ficou sem trabalho por muitos meses. As despesas associadas ao sustento de seis famílias continuaram, no entanto. Não demorou muito para que a situação financeira da minha família fosse muito sombria. Eu estava em pânico, com medo de perdermos nosso lar e sermos forçados a nos afastar de nossos amigos e familiares. Eu fiquei com medo de nunca ter sentido antes.
   Lembro-me nitidamente de estar acordado uma noite, imaginando o pior cenário possível para minha família. Eu simplesmente não conseguia enxergar o medo. Em desespero, clamei a Deus por ajuda. "Por favor, cuide de nós", implorei, "ajude o papai a conseguir um emprego. Não nos faça mudar. Ajude-nos! ”Naquele momento, senti a presença generosa e reconfortante de Deus, como eu nunca havia conhecido antes. Embora eu não tenha recebido nenhuma garantia sobre a situação financeira da minha família, senti-me de modo único, singular e sobrenaturalmente pacífico. Minhas preocupações evaporaram no calor do amor de Deus por mim. Sem saber o que havia pela frente para minha família, eu sabia, sem sombra de dúvida, que Deus cuidaria de nós.
   Naquele momento decisivo da minha vida, experimentei pela primeira vez a paz incompreensível, aquilo que eu não conseguia entender e que realmente não fazia sentido algum. Eu também aprendi que tais pacifistas, não pelo esforço humano, mas pela graça de Deus, quando nos voltamos nossos corações para ele. O profeta Isaías entendeu esta verdade quando disse ao Senhor: “Vocês manterão em perfeita paz todos os que confiarem em vocês, cujos pensamentos estão fixados em vocês!” Is 26: 3. Paulo reiterou esse mesmo pensamento, tornando mais explícita a conexão entre fixar nossos pensamentos sobre Deus e a oração:
   Não se preocupe com nada; em vez disso, ore por tudo. Diga a Deus o que você precisa, e agradeça-o por tudo o que ele fez. Se você fizer isso, experimentará a paz de Deus, que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode entender. Sua paz guardará seus corações e mentes enquanto você vive em Cristo Jesus, Fp 4: 6-7.
   Que promessa maravilhosa! Que realidade espantosa!
   FrancesHavergal viveu em meados do século XIX. Cristã fiel e talentosa, ela escreveu muitos hinos amados, incluindo “Leve minha vida e seja consagrada”. Sua vida relativamente curta foi repleta de desafios difíceis. Quando ela tinha onze anos, sua mãe morreu. Pouco depois, seu pai se casou novamente. A madrasta de Frances se interpôs entre ela e seu pai, causando uma profunda dor à garota. Quando jovem, Frances ficou cronicamente doente. Até levantar da cama era doloroso. No entanto, ela continuou a viver ativamente, especialmente em seu ministério de composição. Durante um dos seus períodos de doença, ela compôs estas palavras:
   Como um rio glorioso, é a paz perfeita de Deus, sobre todos os vitoriosos, em seu crescimento brilhante, perfeito, mas flui, mais cheio todos os dias, perfeito, contudo, cresce mais profundo por todo o caminho. 
   Permaneceu em Jeová, os corações são plenamente abençoados, Encontrando, como ele prometeu, paz e descanso perfeitos.
   Perfeita paz no meio da dor física severa, que está além da nossa compreensão. É um presente de Deus.



Enviar um comentário

0 Comentários