Em meu último post, comecei a expor algumas das implicações mais amplas da vida e da morte de Jesus. Ele veio para trazer a paz, não apenas entre Deus e as pessoas, mas também entre as pessoas. Jesus Cristo morreu na cruz e ressuscitou da sepultura para restaurar a paz em um mundo quebrado. Onde quer que haja conflito, seja dentro de corações individuais, ou dentro de famílias, ou entre irmãos e irmãs na igreja, ou entre diferentes grupos étnicos, ou mesmo entre nações em guerra, Cristo "salta em paz" como seus discípulos exercem o poder paradoxal da cruz. Este poder é paradoxal porque a vitória vem através da proclamação incorporada da impotência do próprio Cristo.
   Seria um grande erro pensar nas dimensões sociais da paz como simplesmente retratar o mal social em uma grande tentativa de "fazer o bem". É muito fácil para nós confundir a pacificação com o "bem-feito". Isso também era verdade no próprio Jesus. Alguns judeus acreditavam que, se ele fosse o Messias, Jesus daria início a uma temporada de prosperidade indolor. Para essas pessoas equivocadas, Jesus disse:
   Você acha que eu vim trazer paz à terra? Não, eu venho brigando por contendas e divisões! A partir de agora, as famílias serão separadas, três a meu favor e duas contra - ou o contrário. Haverá uma divisão entre pai e filho, mãe e filha, sogra e nora Lucas 12: 52-53. 
   Essa passagem contradiz tudo o que lemos sobre a obra pacificadora de Cristo? Não, porque deve ser interpretado em seu contexto único. Jesus está falando em Lucas 12 para aqueles que esperavam uma paz tão soberana, uma paz que realmente não era paz alguma, porque ela não conseguiu lidar com a verdadeira causa do quebrantamento humano. Muitos dos judeus no primeiro século equipararam a paz à expulsão dos romanos. "Livrem-se do domínio estrangeiro e teremos paz", pensavam. Mas Jesus veio para trazer um tipo imprevisto de paz. Sua paz iria abordar a causa raiz do sofrimento humano. Sua paz seria oferecida a pessoas que não eram judeus, mesmo aos odiados romanos.
   Como Jesus seguiu sua missão peculiar de pacificação, ele gerou muita discussão. Seu fracasso em cumprir as expectativas judaicas levou-o a ser rejeitado por seu próprio povo, enquanto sua insistência na presença do reinado de Deus provocou sua crucificação nas mãos romanas. Teria sido muito mais fácil para Jesus se ele tivesse simplesmente se juntado aos zelotes, aquela violência violenta contra Roma, ou os saduceus, que toleravam a parceria com os romanos, ou os fariseus, que na época de Jesus concentraram-se em piedade pessoal em vez de reforma social. Mas Jesus não estava disposto a se contentar com uma paz que não era paz. Ele resolutamente buscou a paz abrangente que vem somente quando o pecado é abolido e o governo de Deus é restabelecido na terra. O desejo zealot de "paz" para além do domínio romano, em última análise, levou à destruição de Jerusalém por Roma,
   A afirmação de Jesus sobre conflito e divisão deve nos alertar para não equiparar a ausência de conflito à verdadeira paz. Há famílias, por exemplo, que parecem ser pacíficas apenas porque o chefe da família é um agente que usa violência emocional e às vezes física para instituir a ordem. As igrejas às vezes se orgulham de evitar o conflito, mas o fazem apenas porque o pastor aprendeu a silenciar a discussão por meio de sua liderança autoritária. E há nações que não estão em guerra, mas em que a paz holística não pode ser encontrada.
   Quando procuramos a paz, devemos manter diante de nós o conceito que encontramos em toda a Escritura. A paz verdadeira sempre incluirá relacionamentos claros, o tratamento justo de todas as pessoas, a plenitude das liberdades de vida e a bênção divina. Às vezes, o caminho para a paz deve passar por conflito e divisão antes de chegar ao seu destino.
   O que tudo isso significa para você pessoalmente? Isso significa que, não importa o quanto você desfrute da paz com Deus e dentro do seu próprio coração, você também deve buscar os aspectos corporativos do shalom. Em suma, você deve ser um pacificador. Eu vou virar isso no meu próximo post.