Paz entre as pessoas, parte 1

   A paz com Deus e a paz em nossas almas não esgotam as potencialidades da paz através de Cristo. As Escrituras conectam as forças internas especificamente à paz entre as pessoas: “Deixe a paz que vem do governo de Cristo em seus corações. Porque, como membros de um só corpo, todos vocês são chamados a viver em paz ”Col 3:15. Se a paz divina reina dentro de nós, deve tocar o resto de nossas vidas, especialmente nossos relacionamentos mais importantes na família, entre amigos e na igreja. Mas a paz de Cristo impacta um conjunto ainda mais amplo de relacionamentos humanos. 
   A carta de Paulo aos Efésios estabelece a base espiritual para a paz entre as pessoas. Depois de primeiro mostrar que a morte de Cristo leva à nossa salvação pessoal Efésios 2: 4-10, Efésios 2 continua a explorar as implicações corporativas da cruz, concentrando-se na divisão fundamental entre judeus e gentios.
   Porque o próprio Cristo fez a paz entre nós judeus e vós gentios, tornando-nos todos unidos. Ele derrubou o muro de hostilidade que costumava separar. Por sua morte, ele acabou com todo o sistema da lei judaica que excluía os gentios. Seu propósito era fazer a paz entre judeus e gentios criando em si uma nova pessoa dos dois grupos. Juntos como um corpo, Cristo reconciliou ambos os grupos com Deus por meio de sua morte, e nossa hostilidade para com o outro foi levada à morte Ef 2: 14-16. 
   A parte de Jesus não só traz reconciliação entre os indivíduos e Deus, mas também cria reconciliação entre as pessoas, explodindo a hostilidade que nos impede de viver em paz juntos. É crucial que prestemos atenção ao que Paulo está ensinando aqui, porque às vezes ficamos tão empolgados com a relevância pessoal da cruz que refletimos suas implicações corporativas. Acabamos proclamando a possibilidade de paz com Deus e paz dentro de nós mesmos, sem mencionar a paz entre as pessoas.
   Mas o plano de Deus para você inclui mais do que reconciliação com ele, por mais essencial e fundamental que seja essa reconciliação. Com base na paz com Deus, você pode ter paz com os outros também, uma dimensão essencial da perfeita paz de Deus. Observe, também, que a paz entre as pessoas não está limitada a alguns poucos relacionamentos próximos. Transforma a relação entre judeus e giletes. Ela afeta raças, etnias e até nações. O Antigo Testamento previu que o rei justo que vem humildemente, "montando em um burro. trará paz às nações ”Zc 9: 9-10. Quando Jesus entrou em Jerusalém no Domingo de Ramos, ele veio a morrer para que a paz de Deus penetrasse todos os povos e nações.
   Eu não pensava sempre na paz de Deus dessa maneira. Eu cresci me concentrando na provisão de paz de Cristo com Deus, dentro de minha própria alma e com minhas companheiras mais próximas. Passagens bíblicas que falavam das dimensões sociais e políticas da paz divina poderiam ser reinterpretadas para se adequar às minhas noções preconcebidas de paz. Eu poderia facilmente ignorar os textos que ligam a paz com justiça e retidão, ou relegá-los ao futuro quando Cristo retornar.
   Mas quando eu estava na pós-graduação, meu melhor amigo era um pastor menonita que concebeu a paz de Deus de forma muito mais completa. Embora não negasse a importância central da paz com Deus ou as bênçãos da paz interior, Tom falou apaixonadamente das amplas dimensões da paz bíblica. Ajudou-me a levar a sério passagens da Escritura que eu tinha ignorado ou que foram interpretadas, especialmente a segunda metade de Efésios 2, que mostra como a morte de Cristo faz a paz entre os povos hostis. Ele também mostrou-me os ricos significados do termo hebraico shalom, uma palavra que eu havia entendido que se referia principalmente à ausência de conflito. Através de Tom, percebi que truncado a paz bíblica para ajustar meus próprios valores, necessidades e preconceitos. Por sua influência, passei a abraçar o sentido mais verdadeiro da paz bíblica, reconhecendo sua interconexão com justiça, justiça, e plenitude em toda a vida. A interpretação divisiva de Tom Eder Neufeld de Efésios pode ser encontrada em seu comentário sobre este livro do Novo Testamento, que eu recomendo fortemente.



Enviar um comentário

0 Comentários