Até agora, nesta série, mostrei como Deus pretendia que sua criação fosse de paz. Esta intenção foi quebrada mas não destruída quando o primeiro humano pecou contra Deus. No entanto, Deus tinha um plano para restaurar o Hálito na terra, um plano focado na vida, morte e ressurreição de seu Filho, aquele que cumpriu o papel do Servo Sofredor de Isaías.
   Como experimentamos a paz de Deus? Tudo começa quando entramos em relacionamento com Deus através de Jesus Cristo. À medida que colocamos nossa confiança nele, Jesus não apenas nos promete a vida eterna no futuro, mas também nos convida a começar a experimentar essa vida agora, ainda que de forma incompleta.
   Quando recebemos os benefícios do sacrifício de Cristo pela fé, podemos ter paz com Deus: “Portanto, visto que fomos justificados pela fé de Deus, temos paz com Deus por causa do que Jesus Cristo nosso Senhor fez por nós” 5 : 1 Onde uma vez fomos inimigos de Deus por causa do pecado, agora, por causa de Cristo, fomos reconciliados com Deus em Rm 5: 10-11. A contenda entre nós e o Senhor foi vencida por sua graça. Eu cresci olhando para fotos e folhetos inevangelísticos. O ponto, obviamente, é que somente através de Cristo podemos ter paz com Deus. Bem, tudo bem, as fotos que eu cresci não incluíam um Balrog. Essa é minha adição.
   Percebo que esse modo de pensar sobre as pessoas e Deus parecerá estranho de todos nós. Até mesmo muitos cristãos tendem a pensar naqueles que não são cristãos como sendo basicamente bons, como estando em contato com Deus em algum momento. Pensamos em pessoas não cristãs mais como buscadores do que como inimigos de Deus que precisam de paz com Deus. E, de fato, aqueles que não conhecem o Senhor podem ser buscadores. Mas eles também são, em um sentido profundo, ambos separados de Deus e opostos a Deus. No entanto, Deus estendeu uma oferta de paz através de Jesus Cristo. Fé significa receber essa oferta, colocar de lado nossa oposição a Deus e entrar em um relacionamento pacífico com Ele.
   A paz com Deus começa quando experimentamos uma reconciliação através de Cristo, mas não termina aí. Quando Paulo, judeu afável, fala de “paz com Deus”, ele pensa no conceito de shalom do Antigo Testamento. A paz com Deus inclui intimidade, bênção e o fluxo desimpedido do amor divino. Ela abrange tudo o que Deus planejou para seu relacionamento conosco. Quando temos paz com Deus, já começamos a viver na criação restaurada, enquanto ansiamos que a restauração seja concluída. Uma vez que nosso relacionamento pacífico com Deus é renovado, as outras dimensões da paz seguirão, incluindo a paz conosco mesmos e a paz com os outros. Eu lplexo estas dimensões em publica a paz futuro.