Pacificação no mundo

    Como mostrei em meus posts recentes, nossa tarefa de pacificação começa bem à nossa frente, em nossos relacionamentos mais íntimos em casa, no trabalho, na escola e na igreja. Mas isso não pára por aí. Como pacificadores de Deus, devemos ter a mensagem e a substância da paz em todo o mundo. Eu estou discutindo a dimensão global da pacificação depois do eclesial e do familiar, não porque o global é menos importante, mas porque não podemos recomendar a paz de Cristo ao mundo se nossos relacionamentos primários estiverem fraturados e contenciosos.
   Como podemos trazer a paz de Deus ao mundo? Primeiro de tudo, fazemos isso anunciando a obra pacifista de Cristo na cruz. Contar as boas novas sobre Jesus é essencial para qualquer esforço cristão de pacificação. Essa boa notícia convida os outros a renunciarem ao seu pecado e a se reconciliarem com Deus. Assim, abre a porta para que eles possam começar a viver na paz de Deus e se unir às fileiras dos pacificadores divinos.
   Não estou sugerindo que, cada vez que os cristãos buscam a paz, precisamos passar pelo básico do evangelho. Certamente devemos ser sensíveis às pessoas que estamos procurando ajudar e ao contexto da conversa. Mas devo confessar que estou preocupado com a tendência, especialmente em alguns dos principais esforços de paz da denominação, para minimizar as boas novas de Cristo. Parece que pensamos que podemos fazer a paz entre as pessoas sem mencionar o único que é a fonte da verdadeira paz. Isto, parece-me, perde a essência da pacificação verdadeiramente cristã. 
   Em segundo lugar, trazemos a paz de Deus ao mundo, sustentando a cruz de Cristo como um exemplo a ser imitado. Embora o mundo possa zombar do paradigma do sacrifício de Cristo, isso nos mostra como viver.
   É claro que, se falamos do sacrifício de Cristo, devemos também exemplificá-lo em nosso próprio comportamento. As escrituras nos ensinam a fazer isso em uma das passagens mais significativas e desafiadoras do Novo Testamento:
   Se houver algum encorajamento em Cristo, qualquer consolo do amor, qualquer participação no Espírito, qualquer compaixão e compaixão, completará minha alegria: seja da mesma mente, tendo o mesmo amor, estando em plena e única mente. Não faça nada a partir da ambição ou conceito egoístas, mas humilhe-se em relação aos outros como melhores do que a si mesmos. Deixe que cada um de vocês não olhe para os seus próprios interesses, mas para os interesses dos outros. Deixe a mesma mente estar em você que estava em Cristo Jesus, que, embora ele estivesse na forma de Deus, não considerava a igualdade com Deus como algo a ser explorado, mas esvaziou-se, assumindo a forma de um escravo, nascendo à semelhança humana. E sendo encontrado em forma humana, ele se humilhou e tornou-se obediente ao ponto da morte - até mesmo a morte em uma cruz.Portanto Deus também altamente exaltado deu-lhe o nome que está acima de todo nome, 
   O esvaziamento de Cristo de si mesmo serve como um paradigma para o nosso próprio comportamento. Ensina e nos chama a ser pessoas de amor e humildade, pessoas que se importam profundamente com os interesses dos outros. Assim, nós, que professamos a cruz de Cristo, devemos viver vidas em forma de cruz se procurarmos expandir a paz de Cristo para o mundo.
   Em primeiro lugar, anunciando a obra pacificadora de Cristo na cruz. Segundo, trilhar a paz de Deus para o mundo, sustentando a cruz de Cristo como exemplo a ser imitado. Hoje vou oferecer dois aspectos adicionais de pacificação no mundo.
  Terceiro, estendemos a paz divina ao mundo vivendo pacificamente a cada dia: “Faça a sua parte para viver em paz com todos, tanto quanto possível” (Romanos 12:18). Observe que somos pacíficos com “todos”, aqueles dentro e fora da igreja, aqueles em nossas famílias e aqueles em nosso local de trabalho, os que esperam em nossas mesas com consideração extra e os “estúpidos” que nos cortam na estacionamento.
   Isto é, claro, muito mais fácil dizer do que fazer. Não é tão exigente contar aos outros, especialmente se eles estão geograficamente distantes de nós, o que precisam fazer para viver em paz. Mas é realmente muito desafiador viver pacificamente com os outros todos os dias.
   Quarto, nós trazemos a paz de Deus ao mundo, buscando sua justiça e justiça. Jesus nos diz para “buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça justa” Mateus 6:33. A maioria das traduções se refere apenas à "justiça" de Deus, mas a palavra grega carrega ambas as conotações. Jesus mantém a interconexão judaica de justiça, justiça e paz. Nós esperaríamos tanto de Jesus, já que ele é o cumprimento da profecia de Isaías como o Príncipe da Paz que governará para sempre com “justiça e retidão” (Is 9: 6-7). Ele é aquele que dá boas novas aos pobres, liberta os cativos e liberdade aos oprimidos Lucas 4:18.
   Em termos práticos, como buscamos a justiça e a justiça de Deus? Tratamos todas as pessoas com respeito e dignidade, até mesmo e especialmente aqueles que são mais indefesos e indefesos. Garantimos que nossas práticas e políticas reflitam os valores revelados por Deus, mesmo quando operamos no “mundo”. Usamos o poder e a oportunidade que nos são dadas para sermos pessoas de justiça bíblica. Nós não viramos o outro lado quando vemos injustiça, mas investimos nossas energias para que a justiça e a justiça de Deus possam tomar forma e, finalmente, transformar nosso mundo.
   Esta última atividade, fazendo justiça no mundo, tem sido a causa de consideráveis ​​debates e conflitos entre os cristãos. Quando eu era jovem, os cristãos buscavam um ao outro verbalmente sobre o envolvimento americano no Vietnã. Para alguns, um compromisso cristão com a paz exigia uma retirada imediata. Para outros, os valores cristãos exigiam que libertássemos os vietnamitas do sul do domínio do comunismo. Na década de 1980, eu tinha amigos cristãos que protestavam contra o acúmulo de armas nucleares americanas, chegando ao ponto de serem presos em atos de desobediência civil. Eu tinha outros amigos cristãos que cometeram suas vidas profissionais para ajudar os EUA a fabricar armas nucleares. Eles fizeram isso conscientemente, acreditando que seus esforços iriam além da paz no mundo. Dentro da sociedade contemporânea,
   Eu não posso começar a resolver estas questões complexas aqui. Mas deixe-me oferecer algumas palavras de orientação. Mesmo que a relação entre o processo de paz cristão e o ativismo político possa ser confusa, não podemos nos esquecer disso. As Escrituras nos chamam para fazer paz em todas as dimensões da vida e buscar justiça neste mundo. Muitas ações de pacificação são claramente ensinadas nas Escrituras e, portanto, requerem pouco debate. Alimentando os famintos, construindo uma casa , patrocinando uma criança através da Visão Mundial, abraçando alguém de origem étnica diferente da sua, todas essas ações e incontáveis ​​vezes são claramente bíblicas, por exemplo, Matt. : 31-46. Invista em fazer aquilo que Deus obviamente favorece, sem gastar o tempo todo debatendo as questões difíceis e sem fazer nada tangível.
   No entanto, quando chegar às questões delicadas, e todos nós devemos enfrentá-los, deixe-me pedir que você busque a sabedoria de Deus nas Escrituras. Muitos defensores de causas sociais, incluindo muitos cristãos, não fundamentam seus esforços na Palavra de Deus. Assim, eles facilmente se desviam, seja em metas ou em estratégias, e geralmente em ambos. Normalmente, quando tentamos seriamente descobrir a vontade de Deus para uma questão específica nas Escrituras, descobriremos que nossas suposições, preconceitos e compromissos precisam ser ajustados à luz da verdade de Deus.