Como viver na paz de Cristo Jesus?

   A paz é essencial ao cristianismo. Não pode haver dúvidas sobre isso. Considere, por exemplo, estas passagens dos Evangelhos do Novo Testamento
   Claro, então há a declaração clássica de Jesus no Sermão da Montanha:
   Portanto, a paz é essencial para o cristianismo, e os cristãos devem certamente procurar ser pacificadores. Certo?
   Infelizmente, não é tão simples assim. ou, pelo menos, nós, cristãos, temos complicado o que deveria ser simples. Quando se trata de Cristianismo, paz e pacificação, encontramos vários problemas desconcertantes. Três se destacam em particular.
   Em primeiro lugar, os cristãos americanos teologicamente conservadores como eu tendem a pensar na paz de Cristo principalmente, se não exclusivamente, em termos de paz pessoal com Deus e da paz interior que decorre desse relacionamento divino. Agora deixe-me dizer no início desta série sobre Buscando a Paz de Cristo que eu acredito apaixonadamente que você e eu podemos ter paz pessoal com Deus através de Cristo. Eu também acredito que um resultado dessa paz é profunda, tranquilidade interior e uma sensação de bem-estar, a de Deus “que supera todo o entendimento” (Filipenses 4: 7). Eu nunca negaria a maravilha dessas dimensões da paz e não o farei nesta série. Mas eu argumentaria que a paz de Deus, conforme revelada nas Escrituras, inclui muito mais do que nós, os evangélicos, às vezes pensamos. Não é que estamos errados naquilo em que acreditamos sobre a paz de Deus, mas em que acreditamos que é muito difícil.
   O segundo problema com a paz é que nós, que falamos em inglês, tendemos a pensar em paz em termos negativos, como a ausência de guerra em outros tipos de conflito. Quando dois lados em uma guerra se unem e assinam um tratado, então a paz foi alcançada. Ou, quando o marido e a mulher que lutam, poderíamos dizer que criaram a paz em seu relacionamento. Mas essa sensação de paz fica aquém da visão bíblica. Como você verá nesta série, a Bíblia fala da paz como algo muito mais amplo e grandioso do que a simples ausência de conflito.
   O terceiro problema quando se trata de cristianismo e paz é que a linguagem de pacificação é frequentemente usada entre cristãos mais teologicamente e politicamente liberais para descrever um certo tipo de posição política no mundo. A pacificação é muitas vezes alinhada com o total onpacifismo, ou, pelo menos, com uma posição anti-militar fortemente pacifista. Em minha experiência em uma denominação mainline, o chamado pacifismo frequentemente anda de mãos dadas com críticas vigorosas e partidárias dos Estados Unidos. Agora não estou sugerindo que essa perspectiva política seja necessariamente certa ou errada. Mas isso confunde as coisas se quisermos entender as noções bíblicas de paz e pacificação. O modo como muitos cristãos usam essa linguagem pode manter aqueles que a usam a partir da falta dos sentidos bíblicos da paz. Além disso, os cristãos evangélicos podem associar a pacificação com a teologia liberal, Enquanto os cristãos conservadores conservadores podem assumir que aquele que fala sobre a pacificação abraça uma agenda política liberal. Os crentes que acreditam na Bíblia quase esquecem que Jesus foi quem abençoou os pacificadores e, portanto, é melhor descobrirmos o que isso significa para que possamos nos unir a eles.
   Ao começarmos esta série em Buscando a Paz de Cristo, meu objetivo é descomplicado. Eu quero lidar com a compreensão bíblica da paz, para que possamos experimentar a plenitude da paz de Deus em Cristo e ser agentes da paz - sim, pacificadores - no mundo. Amanhã vou começar a expor a visão bíblica da paz começando no começo.


Enviar um comentário

0 Comentários