Chamados para Adoração

   Salmos 95

   Em muitas igrejas nosso tempo de adoração começa com um "Chamado à Adoração". A substância do que ocorre durante esse tempo varia. Às vezes o coro cantará, ocasionalmente haverá uma canção especial de louvor apresentada, mas a maior parte do tempo, a congregação permanece e canta as maravilhas e o amor de Deus. O Chamado à Adoração significa a todos os presentes que viemos para adorar e agora é quando começamos. No livro do Salmo, encontramos outro chamado para adorar, embora não necessariamente apresentado como um tempo para adorar, mas sim como uma oportunidade para fazê-lo. Através do salmista, Deus nos convida a adorá-lo.

   O chamado para adorar é simplesmente "vem". Esta é uma exortação de que podemos ser tão ousados ​​a ponto de dizermos que devemos nos reunir ou nos reunir para o propósito da adoração. O chamado sai para o povo de Deus - para "nós". O texto afirma "vamos". O lugar de adoração para o qual somos convidados a entrar é na própria presença de Deus. Salmos 95: 2 diz para vir antes de sua presença. O salmista é direto e inclusivo. Este convite nos encoraja a começar a cantar ou regozijar-se. Regozijar-se é um resultado natural da alegria que está em nosso ser mais interior.

   Não apenas devemos “cantar e fazer melodia em nossos corações” como Paulo encorajou a igreja em Éfeso a fazer, mas a segunda parte dos dísticos do Salmo 95: 1-2 mostra que tal canto e alegria devem ser expressos em voz alta. Quando os líderes religiosos pediram a Jesus que silenciasse seus seguidores que o elogiaram com louvor e adoração em Sua entrada em Jerusalém, sua resposta foi: "Eu lhes digo que se estes ficarem silenciosos, as pedras clamarão". Lucas 19:40 Nós, como a igreja viva hoje, temos o privilégio de louvor e adoração e não devemos nos contentar em permitir que as rochas clamem ou com mais precisão, se satisfaçam em dar a nossa oportunidade aos outros. Para aqueles de nós que conhecem Jesus como nosso Salvador, ninguém mais pode ou deve louvá-lo em nosso lugar.

   O formato de adoração é muito discutido e até debatido hoje em círculos religiosos. Abundantemente óbvio para qualquer leitor deste texto é que o chamado não é um fórum para discussão, mas sim uma instrução sobre o culto. Também somos instruídos em relação a quem nossa música é dirigida. Na primeira parte do versículo um nos dizem para cantar ao Senhor Jeová. Na segunda parte do verso Ele é identificado como a Rocha da nossa salvação. A percepção de que Jeová é a força da nossa salvação é motivação suficiente para a alegria dentro de nós que transborda em expressão de canto.

   Nestes versos, o salmista menciona pelo menos uma outra razão para louvar o Senhor. Não só devemos cantar com alegria, mas devemos cantar em voz alta, felizmente. Nossas expressões de louvor e regozijo devem ser com alegria e ação de graças e devem ser feitas com entusiasmo, conforme evidenciado pelo repetido chamado para "gritar" ao Senhor.

   Como se alegria e gratidão não bastassem, Davi continua com uma razão ainda mais convincente para cantar, louvar e gritar para Deus - Ele é um Deus maravilhoso.

   Primeiro, ele é um "grande Deus". Sua magnitude como Deus é incrível. Ele é extremo, vasto, magnífico e muito mais que o torna indescritível. Como se ser um "Grande Deus" não fosse suficiente, Ele também é um "Grande Rei". Isso fala de seu governo e reinado como rei, assim como seu reino. O salmista parece não ter outra palavra para descrever apropriadamente Sua divindade e reinado além de "grande". Salmos 95: 3

   Segundo, Ele é o dono de tudo, desde os vales mais profundos até os montes mais altos - toda a terra e todo o mar. Dizer que Ele a segura em Sua mão fala da grandeza de nosso Deus. Salmos 95: 4-5

   Terceiro, Ele é o Criador de tudo o que é. Quando meus filhos eram mais novos, muitas vezes perguntavam de onde as coisas vinham. De onde veio esse cachorro? De onde veio esse carro? De onde veio esse peixe? Minha resposta é sempre a mesma. Deus fez isso. Alguns podem dizer que uma explicação de um automóvel, planta ou a reprodução de animais deve ser dada. No entanto, mais valioso para este pai é que meus filhos jovens conhecem a Deus, o Criador. As outras explicações de detalhes podem vir depois, mas o conhecimento de que tudo o que temos e tudo o que está ao nosso redor é de um "Grande Deus e Rei" terá um impacto eterno em meus filhos. Salmos 95: 5

  O transbordar de alegria e ação de graças em gritos de louvor e louvor junto com a realização da grandiosidade de Deus deve culminar em Adoração. Entrar em Sua presença e não adorá-lo é uma contradição de idéias. Para os hebreus, a idéia de adoração era sinônimo de se curvar diante do objeto de adoração. Portanto, somos instruídos a nos ajoelhar diante do Senhor. Por que nos ajoelhamos diante dele? Porque somos superados com alegria, gratidão e temor e Ele é maior do que somos. Ajoelhar-se diante dEle mostra nossa atitude e espírito submisso diante deste "Grande Deus" a quem servimos.

   Nós não nos ajoelhamos muito no século XXI. O espírito da pessoa que fez a si mesmo está vivo e bem. A filosofia de hoje é obter o máximo de poder possível e não se submeter a nenhuma autoridade. A falta de respeito pela autoridade é predominante. As crianças não respeitam os pais, os alunos não respeitam os professores e os funcionários não respeitam os empregadores. O respeito pelas coisas do nosso Deus está em declínio. Nosso Deus é digno de ser adorado porque Ele é muito maior do que nós.

   Finalmente, Ele é digno de ser adorado porque Ele é um Deus pessoal. Embora Ele seja o Deus de muitos, Ele é capaz de ser o Deus de um, meu. Isso significa que Ele nos conhece, cada um e nós O conhecemos. Tal relacionamento tem sido sua intenção e plano desde o início. Seu desejo pelo homem é evidente em todo o Antigo Testamento, revelado nos Evangelhos, refinado nas epístolas e regozijado no Apocalipse. Deus deseja ser nosso Deus e nós devemos ser Seu povo. Este tema costurado no tecido da Sagrada Escritura acontecerá de acordo com Apocalipse 21: 3.

   E ouvi uma voz alta do trono, dizendo: "Eis que o tabernáculo de Deus está entre os homens, e ele habitará entre eles, e eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará entre eles.

   A adoração redimida porque eles entendem que eles já são o povo do Seu pasto e Ele é o seu Deus. Os verdadeiros adoradores também aguardam ansiosamente o tempo em que estamos reunidos a Ele para habitar em Sua presença para sempre. Nosso Senhor deve ser adorado, pois somente ele é digno.

   Em muitas das nossas conversas sobre o que acontece nas manhãs de domingo em muitas igrejas, podemos nos referir ao evento como o "culto de adoração". Nós realmente, consciente ou inconscientemente, dividimos em duas partes. Alguns podem até ter alguém chamado de "líder da adoração", que fornece orientação para todos os eventos que levam à mensagem que é trazida por alguém chamado "pregador". Salmos 95: 7 nos dá exatamente essa transição. O processo de se unir, dando expressão à nossa alegria e gratidão, vendo a grandeza de Deus e percebendo o Seu grande amor por nós, nos leva a sermos receptivos a "ouvir a sua voz".

   Ouvir Sua voz, que vem da proclamação da palavra, é uma parte essencial da experiência de adoração. Sem ouvir a palavra proclamada, podemos nos tornar como os filhos de Israel no deserto, que demonstraram a falta de fé. Sabemos que "a fé vem pelo ouvir e ouvir pela palavra de Deus". A consequência da incredulidade seria que não atenderíamos ao chamado para adorar.

   
   Não adorar a Ele e preferir questionar e se rebelar contra Ele não é aceitável e é exatamente contra o que o Salmista adverte. A consequência de não adorar este Grande Deus é dupla. Primeiro, há uma falta de conhecimento sobre os caminhos de Deus. Não reconhecer e seguir Seus caminhos é receita certa para o pecado. Para seguir Seus caminhos, precisamos passar tempo para conhecê-lo. Um espírito rebelde impedirá esse esforço. Em segundo lugar, não há descanso. Os filhos de Israel que eram rebeldes no Espírito não foram autorizados a entrar no resto da Terra da Promessa. Quantas vezes perdemos as oportunidades de descanso em Jesus porque somos rebeldes em espírito? Um verdadeiro adorador de Deus está mais preocupado em adorar a Deus santo do que em promover sua agenda pessoal. Um verdadeiro adorador entende que Deus realmente conhece os pensamentos do homem. A adoração não é meramente uma determinada ação a ser executada. A adoração é sincera e genuinamente oferecida a um Deus Santo e onisciente.

   A verdadeira adoração não é nascida fora da compulsão, e sim fora do privilégio. Adorar a Deus deveria ser da alegria em nossos corações por causa de Sua salvação. Ele fez grandes e poderosas coisas por nós e nossa adoração a Ele deve ser de um coração de ação de graças por tudo o que Ele fez. Adorá-lo com alegria e gratidão é como devemos adorar. O texto não menciona a adoração com hinos ou coros de louvor. O debate sobre tais questões se tornou maior do que a adoração de um Deus Santo. Muitas igrejas estão tão preocupadas em como adorá-Lo que muitas vezes perdem sua oportunidade de adorar. Preferências egoístas e pessoais se infiltraram no tempo de adoração e o povo de Deus se envolveu em debates sobre o estilo de adoração e perdeu a oportunidade de adorar. Deus não está preocupado se usamos hinos, louvor ou instrumentos para louvá-lo. O chamado é simplesmente adorá-lo.

   Um chamado para adorar inclui deixar de lado nossos desejos, preferências e planos pessoais e receber a atitude de louvor. Então, vamos adorar o Santo Deus e cantar com alegria a Ele. Ele sozinho é digno!