Quando os cristãos buscam justiça para os oprimidos, ou quando a Visão Mundial mobiliza a igreja para cuidar das vítimas da fome, você tem um vislumbre da paz que vem pela frente. Quando um grupo da igreja constrói uma casa para pessoas que nunca antes tiveram um abrigo adequado ou qualquer outra coisa que não um chão de terra para dormir, você pode ver o alvorecer do futuro. Quando um marido e uma esposa escolhem o perdão excessivamente, ou uma pessoa de poder escolhe o caminho da servidão, você experimenta um pedaço do banquete messiânico que ainda está por vir. Quando as pessoas que foram aprisionadas pelo quebrantamento encontram integridade e liberdade através de Cristo, você espreita através de uma janela para a eternidade. Toda vez que a paz de Deus invade nossa existência atual, temos um antegosto da paz infinitamente maior que algum dia encerrará o céu e a terra. 
   As pessoas de Deus aguardam este tempo há séculos. O profeta do Antigo Testamento, Isaías, por exemplo, teve uma visão de paz divina em relação ao mundo inteiro:
   Nos últimos dias, o Templo do Senhor em Jerusalém se tornará o lugar mais importante da Terra. Pessoas de todo o mundo irão lá para adorar. Muitas nações virão e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, ao Templo do Deus de Israel. Ali nos ensinará os seus caminhos, para que lhe obedeçamos. Pois naqueles dias o ensinamento do Senhor e sua espada sairão de Jerusalém. O Senhor resolverá disputas internacionais. Todas as nações vão bater suas espadas em arados e suas lanças em ganchos de poda. Todas as guerras irão parar e o treinamento militar terminará em Isa 2: 2-4. 
   Para atualizar um pouco a imagem, alguns tanques serão transformados em tratores e silos em mísseis nucleares em silos de grãos. A paz de Deus terá vencido a guerra. A comunhão humana com Deus e com os outros, danificada pelo pecado, mas nunca completamente perdida, será renovada perpetuamente no rio da paz divina.
   O último livro da Bíblia, Apocalipse, revela o futuro em imagens reminiscentes de Isaías:
   Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o velho céu e a velha terra haviam desaparecido. E o mar também se foi. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, descendo de Deus do céu como uma linda noiva preparada para o marido. Eu ouvi um grito alto vindo do trono dizendo: “Eis que a morada de Deus está agora entre o seu povo! ele viverá com eles e eles serão o seu povo. Deus mesmo estará com eles. Ele removerá todas as suas mágoas e não haverá mais morte, tristeza, choro ou dor. Pois o velho mundo e seus males acontecem para sempre ”. Apocalipse 21: 1-4. 
   Deus não obliterará sua criação, mas a renovará para corresponder à sua intenção original. Ele não será mais separado de nós por causa do pecado. O trabalho de reconciliação será concluído e nós viveremos com Deus, assim como supostamente deveríamos desde o começo. A comunhão íntima com Deus, perdida no outono, recuperada na cruz, será totalmente restaurada. Em lugar de tristeza, nos deleitaremos na plenitude da alegria. Banhada pela paz de Deus, nós novamente iremos habitar o paraíso.
   Cristãos são pessoas que vivem agora em íntima comunhão com Deus e com o povo de Deus. Nas relações, experimentamos uma paz genuína, mas não a plenitude da paz. Pelo Espírito que habita, nós caminhamos para o futuro, desfrutando da paz com Deus e todos os seus benefícios. mas apenas em parte. Nós andamos intimamente com Deus, mesmo que o pecado continue mordiscando nossas curas e, de vez em quando, nos tropeçando completamente. Compartilhamos a vida com nossos irmãos e irmãs cristãos, às vezes amando uns aos outros como Cristo nos amou e às vezes se espancou como um bando de irmãos confusos. Já podemos ver o céu surgindo no horizonte, mas o amanhecer se acalma.
    A visão bíblica da paz que segue em frente ajuda a nos aproximar de Deus. Permite-nos confiar nele no meio de um mundo tão cheio de fraquezas e conflitos. Essa visão também nos motiva a sermos pacificadores, mesmo quando nossas noções de paz e aproximação à paz parecem ingênuas para um mundo desgastado e desgastado. Finalmente, a imagem bíblica da paz ainda por vir nos une a outros cristãos em uma comunhão de esperança. Para citar o Apóstolo Paulo mais uma vez:
   Possa o Deus da esperança enchê-lo com toda alegria e paz como você confia nele, para que você possa transbordar com a esperança pelo poder do Espírito Santo (Romanos 15:13). 
   Conhecendo a paz de Deus: alguns conselhos práticos Como pastor há mais de vinte anos, freqüentemente converso com pessoas que desejam conhecer a paz de Deus, mas acham esquivo. A pergunta deles - e talvez a sua pergunta também - vai direto ao assunto: Como eu posso realmente conhecer a paz divina todos os dias?
   Tentarei responder a essa pergunta, mas antes quero oferecer algumas qualificações:

 Primeiro, a paz de Deus não é o resultado de alguma fórmula. Não é nada que você possa produzir com magia. Pelo contrário, é um resultado do relacionamento com o Deus vivo, um Deus que não pode ser colocado em uma caixa perfeita.
   Segundo, devo confessar que também posso deixar a experiência da paz de Deus escapar de mim. Eu sempre fui um preocupante obstáculo e facilmente deixei que pequenas coisas perturbassem a paz interior do Espírito. Isso não invalida o que estou prestes a dizer, no entanto, porque o meu conselho vem da Escritura, não da minha própria experiência consistente. Eu simplesmente quero ser honesto sobre as minhas pequenas sortes.
   Paz é um presente de Deus. Toda experiência individual de paz repousa, na sua base, na obra pacificadora de Cristo na cruz. Conhecer o dia da paz é, portanto, uma bênção de Deus:
   O Senhor dá força ao seu povo. O Senhor os abençoa com paz. Psa 29:11. 
   Que o próprio Senhor da paz sempre lhe dê paz, não importa o que aconteça. 2 Tessalonicenses 3:16.
   Terceiro, seja em nossos corações ou em nossos relacionamentos, vem da mão de Deus. Se você está com falta de paz, não tente se sentir em paz. Não comece com exercícios de respiração ou racionalizações calmantes. Em vez disso, volte seu coração para o Senhor. Chore para ele por ajuda. Passe tempo com ele em uma base regular. Eu sempre fico impressionado com o quanto eu recebo com mais tranquilidade os problemas do dia em que comecei aquele dia com Cristo. Uma vez que a paz de espírito e o coração estão à vista, isso não deve surpreender João 14:27.
   Quanto mais você focar sua mente em Deus e nas coisas de Deus, mais você permanecerá em sua paz. Este tema aparece em toda a Escritura. Isaías diz ao Senhor: “Vocês manterão em perfeita paz todos os que confiarem em vocês, cujos pensamentos estão fixados em vocês!” Is 26: 3. Paulo escreve: “Colocar na carne é a morte, mas pôr a mente no Espírito é vida e paz” (Rm 8: 6). Se você está lutando com dúvidas ou preocupações, aposto que sua mente está concentrada em outro lugar, provavelmente em você e nos seus problemas. Peça a Deus a graça de colocar sua mente sobre Ele, e você virá a conhecer a sua paz.
   A oração torna-se o princípio-contexto no qual este trabalho de “estabelecimento de mente” ocorre. Na oração, queremos edificar a misericórdia e o amor de Deus. Na oração, colocamos nossas preocupações aos pés de Deus. Você e eu precisamos adotar o conselho de Paulo para os filipenses que possuam:
   Não se preocupe com nada; em vez disso, ore por tudo. Diga a Deus o que você precisa, e agradeça-o por tudo o que ele fez. Se você fizer isso, experimentará a paz de Deus, que é muito mais maravilhosa do que a mente humana pode entender. Sua paz guardará seus corações e mentes enquanto você vive em Cristo Jesus. Fp 4: 6-7 
   Nossa experiência individual da paz de Deus depende, em grande parte, da nossa participação na comunidade do povo de Deus. Quando nos debatemos com todos aqueles sentimentos que sufocam a paz de Deus dentro de nós, nossos irmãos e irmãs em Cristo nos escutam, oram por nós e nos encorajam. Se você quer conhecer a paz de Deus a cada dia, certifique-se de não procurar sozinho.