Até agora, nesta série, mostrei que Deus criou este mundo com a intenção de que seja cheio de paz. Mas o pecado humano distorceu a criação de Deus, de modo que o quebrantamento agora permeia aquilo que Deus pretendia que fosse tão pacífico. No entanto, Deus não desistiu de sua criação nem de suas criaturas.
   No Antigo Testamento, Deus prometeu consertar o que havia sido perdido na queda, reinstituindo a paz na terra. Através de Ezequiel, o Senhor ansiava por tal restauração para o seu povo:
  E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.E os gentios saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles para sempre. Ezequiel 37:27,28
   A paz virá pelo esforço de Deus. O resultado será uma bênção material e, mais importante, um relacionamento emendado entre as pessoas e Deus. O profeta Isaías trouxe uma mensagem semelhante à de Ezequiel:
   Quão lindas montanhas são os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz boas novas, anuncia a salvação, quem é a Sião: “O teu Deus reina” Is 52: 7. 
   Observe como a paz de Deus está integralmente relacionada à sua salvação, à restauração do seu reino na terra. Quando Deus salva, ele restaurará seu reino para que aqueles que vivem sob seu domínio legítimo experimentem a plenitude de sua paz.
   A visão de Isaías do futuro esforço de pacificação de Deus toma um rumo inesperado no próximo capítulo. O profeta descreve o Servo Sofredor de Deus, “homem de dores, acostumado com a mais amarga tristeza” Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.Isaías 53:5Deus restauraria a paz na terra, mas somente através de alguém que tomou sobre si a penalidade pelo pecado humano.
   Jesus entrou no mundo como aquele que iria cumprir a missão do Servo Sofredor, trazendo assim a paz divina. Mesmo antes de Jesus nascer, um de seus parentes pregou o que Deus estava prestes a fazer:
   Pela terna misericórdia do nosso Deus, a aurora do alto se quebrará sobre nós, para dar luz àqueles que se assentam nas trevas e na sombra da morte, para guiar nossos pés ao caminho da paz. Lucas 1: 78-79 
   Na ocasião do nascimento de Jesus, anjos encheram o céu de louvor a Deus. O que eles cantaram? “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra a quem Deus favorece” Lucas 2:14.
   A paz na terra parece justa, não é? Isso também soa como algo que você pode ler em um pôster atacky no dormitório da faculdade, ou como algo inventado por um político para ganhar alguns votos extras na próxima eleição. Ou parece muito com algo que um primeiro-ministro britânico disse uma vez, para sua vergonhosa vergonha.
   Em março de 1938, a Alemanha absorveu a Áustria sob a liderança de Adolf Hitler. Então, voltando os olhos para a Checoslováquia, Hitler e seus generais elaboraram um plano para assumir também a nação soberana. Como a guerra entre a Alemanha e a Checoslováquia parecia iminente, os tchecos procuraram ajuda aos seus aliados, França e Grã-Bretanha. Mas os franceses e os britânicos estavam ansiosos por evitar uma guerra com a máquina militar de Hitler.
   Em setembro de 1938, o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain, em parceria com líderes franceses, iniciou negociações com Hitler. As coisas pareciam desesperadas, no entanto, porque Hitler insistia no direito da Alemanha de anexar uma parte substancial da Tchecoslováquia. No entanto, o primeiro-ministro Chamberlain estava tão ansioso para evitar a guerra que ele cedeu às ordens de Hitler. Hitler prometeu, no entanto, resolver todas as diferenças futuras por meio de consultas, em vez de ações militares. Uma promessa digna de confiança, tenha certeza! Chamberlain e Hitler
   Em outubro de 1938, Neville Chamberlain retornou à multidão exultante em toda a Grã-Bretanha, anunciando que havia alcançado “paz com honra. Acredito que é paz em nosso tempo”. É claro que conhecemos o restante da história. Em poucos meses, Hitler anexou o restante da Checoslováquia e logo invadiria a Polônia. “Paz em nosso tempo” não era paz alguma, porque não conseguiu remediar a causa raiz do conflito: o planto de Hitler domina a Europa.
   Da mesma forma, o slogan bíblico “Paz na terra” não significa muito a menos que Deus lide com o problema humano básico do pecado. A paz não vem apenas porque o menino Jesus nasceu em oração. Não é um subproduto da alegria natalícia ou de outros pensamentos felizes. O nascimento de Jesus foi apenas um pré-requisito para o seu esforço final pela paz, algo que celebramos durante a Semana Santa, não durante o Natal. Como um ser humano, a Palavra de Deus feito carne, Jesus nos representou na cruz. Ele levou o nosso pecado como havia sido profetizado para o Servo Sofredor em Isaías 53. Sua morte causou um golpe fatal no pecado, a causa raiz do quebrantamento humano e da separação de Deus. Porque Jesus foi crucificado, podemos ter paz em toda a sua plenitude Isa 53: 5. Paultriumphantly comemora o trabalho de pacificação de Jesus na abertura de sua carta aos colossenses:
   Porque Deus, em toda a sua plenitude, sentia prazer em viver em Cristo e, por meio dele, Deus reconciliava tudo com si mesmo. Ele fez as pazes com tudo no céu e na terra por meio de seu sangue na cruz Col 1: 19-20. 
   A paz que Deus planejou para a criação - uma vez perdida por causa do pecado, muitas vezes prometida pelos profetas - Deus restabeleceu através de Jesus “seu sangue na cruz”. Por isso Paulo pode simplesmente dizer de Cristo: “ele mesmo é nossa paz” Ef 2:14 ; NIV
   Mas quais são as dimensões e implicações da paz que Jesus realizou na cruz? Que tipos de paz podemos esperar experimentar acreditando em Jesus? Eu respondo a essas perguntas em posts futuros desta série.