6 orações bíblicas que todos podem usar

   A oração é uma grande parte do cristianismo. Os cristãos são encorajados a orar quando precisam tomar uma decisão séria na vida, quando estão tristes, quando estão agradecidos e em quase todos os outros aspectos de suas vidas. A oração também é um grande negócio na Bíblia. A Bíblia lista nove categorias principais de oração, cinco posturas de oração especiais e oração mencionada quase que imediatamente em Gênesis. Há também mais de 650 orações reais registradas na Bíblia. Estranhamente, no entanto, a maioria dos cristãos não usa essas orações. Eles tendem a usar orações que foram escritas por pessoas mais contemporâneas ou que elas mesmas construíram no local. Não há nada de errado nisso, é claro, mas há algo a ser dito sobre o uso das palavras encontradas na Palavra de Deus para falar com o próprio Deus.

   Mateus 6: 9-13 “Pai nosso nos céus, santificado seja o teu nome. Seu reino vem. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos leve ao tempo da provação, mas resgata-nos do maligno ”.

   Conhecida mais comumente como a Oração do Senhor, esta oração do Evangelho de Mateus é indiscutivelmente a oração mais famosa em todo o cristianismo. A oração pode ser usada para uma ampla variedade de propósitos e é comumente recitada por cristãos de todas as denominações durante cultos de adoração ou sempre que eles sentem a necessidade de um lembrete de sua fé. A Oração do Senhor é chamada assim porque foi originalmente recitada por Jesus quando ele disse aos apóstolos: “Ore desta maneira”. Essa é uma das primeiras orações que muitos cristãos aprendem e, em alguns casos, é a única oração formalizada que eles conhecem. .

   Números 6: 24-26 “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça com que Seu rosto brilhe sobre você e seja gracioso com você; o Senhor levante o seu rosto sobre você e dê-lhe paz.

   Números é um daqueles livros que a maioria dos cristãos mais ou menos esquece, a menos que estejam lamentando a dificuldade em se interessar pelos primeiros livros do Antigo Testamento. Uma grande parte de Números é dedicada a estabelecer as leis que Deus deu aos israelitas através de Moisés. Como tal, a maioria dos cristãos fica feliz em pular o livro e pular direto do Êxodo para a conquista de Canaã. Isso significa que eles sentem falta dessa oração que Deus deu a Arão para falar sobre os israelitas. A oração é curta e simples, mas é uma oração fácil para proteção e bênção que pode ser usada a qualquer momento e dirigida a qualquer pessoa. Tudo o que precisaria ser feito para fazer a oração sobre alguém específico seria substituir “você” na oração pelo nome. 

   Lucas 18:13 "Deus, tenha misericórdia de mim, um pecador!" Há poucas orações que são mais curtas e mais pungentes do que estas sete palavras no Evangelho de Lucas. A oração vem de uma das mais famosas parábolas de Jesus, a história do fariseu e do cobrador de impostos. Na história, o coletor de impostos diz essa simples e sincera oração a Deus implorando por misericórdia. Como todos são pecadores, esta é uma boa oração para guardar no bolso de trás e usar com frequência, desde que você os diga sinceramente. Caso contrário, você é menos do cobrador de impostos e mais do fariseu. Salmo 25 “A ti, Senhor, eu levanto a minha alma. Ó meu Deus, em ti confio; não me deixes envergonhar; não deixe meus inimigos exultarem sobre mim. Não deixe que aqueles que esperam por você sejam envergonhados; deixe-os ter vergonha de quem é cruelmente traiçoeiro. Faze-me conhecer os teus caminhos, ó Senhor; ensina-me os teus caminhos. Guia-me na tua verdade e ensina-me, porque tu és o Deus da minha salvação; para você eu espero o dia todo. Tende cuidado com a tua misericórdia, ó Senhor, e com o teu amor inabalável, pois eles são antigos. Não se lembre dos pecados da minha juventude ou das minhas transgressões; segundo a tua benignidade, lembra-te de mim, por amor da tua bondade, ó Senhor! Bom e reto é o Senhor; portanto, Ele instrui os pecadores no caminho. Ele conduz o humilde no que é certo, e ensina o humilde Seu caminho. Todos os caminhos do Senhor são firmes, amor e fidelidade, para os que guardam o seu pacto e os seus decretos. Por amor do teu nome, Senhor, perdoa a minha culpa, porque é grande. Quem são eles que temem o Senhor? Ele lhes ensinará o caminho que devem escolher. Eles permanecerão na prosperidade e seus filhos possuirão a terra. A amizade do Senhor é para aqueles que O temem, e Ele faz o Seu pacto conhecido por eles. Meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois Ele tirará meus pés da rede.

   Volte-se para mim e seja gentil comigo, pois sou solitário e aflito. Alivie os problemas do meu coração e traga a minha tristeza. Considere minha aflição e meu problema e perdoe todos os meus pecados. Considere quantos são meus inimigos e com que ódio violento eles me odeiam. Guarda a minha vida e livra-me; não me deixes envergonhado, porque me refugio em ti. Que a integridade e a retidão me preservem, pois espero por você. Redimora a Israel, ó Deus, de todos os seus problemas.

   Quase todos os Salmos são orações de um tipo ou de outro. O Salmo 25 é popular entre os cristãos porque é em grande parte uma oração de louvor. Ele exalta as virtudes de Deus e pede que Ele conceda alguma medida de Sua bênção ao Seu povo. O Salmo 25 também faz um bom trabalho de relacionar os vários atributos para os quais Deus é conhecido e mostrar como, de muitas maneiras, os problemas de ontem são semelhantes aos de hoje.


   Davi ora por compreensão e por Deus para lhe mostrar o caminho. As pessoas fazem esse mesmo pedido todos os dias nos tempos modernos. David pede vitória e proteção contra seus inimigos. Isto é certamente válido em muitos cantos do mundo hoje, onde os cristãos vivem com medo. No entanto, ao longo de tudo, David concentra-se nas glórias e virtudes de Deus. O Salmo 25 é mais longo do que a maioria das orações que os cristãos de hoje usam, mas isso não significa que ainda não seja uma oração maravilhosa ou que não possa ser usada pelos cristãos modernos. Efésios 3: 14-19 “Por isso, inclino os joelhos diante do Pai, de quem toda a família no céu e na terra leva o seu nome. Eu oro para que, de acordo com as riquezas de Sua glória, Ele conceda que você seja fortalecido em seu ser interior com poder através de Seu Espírito, e que Cristo pode habitar em seus corações através da fé, como você está sendo enraizado e fundamentado no amor. Eu oro para que você tenha o poder de compreender, com todos os santos, qual é a largura, comprimento, altura e profundidade, e conhecer o amor de Cristo que ultrapassa o conhecimento, para que você seja preenchido com toda a plenitude de Deus. . 

   Agora, àquele que pelo poder em ação dentro de nós é capaz de realizar abundantemente muito mais do que tudo o que podemos pedir ou imaginar, seja Ele a glória na igreja e em Cristo Jesus a todas as gerações, para todo o sempre. Um homem."


    Efésios 3 contém uma oração que é mais longa, mas boa para os cristãos lembrarem. Ela exige que o espírito de uma pessoa seja fortalecido e que ela se torne mais consciente de Cristo, de Deus e de Seu amor. É uma oração bastante geral, mas isso é parte do que faz com que seja tão bom lembrar. Há momentos em que os cristãos podem querer orar por um amigo que está tendo dificuldades, mas reluta em lavar a roupa suja e dar detalhes do problema. Uma pessoa também pode ser solicitada a orar por um vizinho, mesmo que não conheça os detalhes da situação que exige orações. Nesses casos, uma oração geral pedindo força, compreensão e amor de Deus é uma escolha perfeita. Mateus 26:39 “Pai meu, se é possível, passa de mim este cálice; ainda não o que eu quero, mas o que você quer.

   É fácil se envolver naquilo que você quer. Isso, afinal de contas, é o que a maioria das pessoas está acostumada a pensar e o que eles estão em grande parte conectados a considerar. Às vezes, no entanto, as pessoas precisam de um lembrete de que isso não é tudo sobre elas. Eles são parte de um plano maior, mas não são o único personagem da história maior.


   Esta oração que Jesus orou no Getsêmani é uma lembrança humilhante desse fato. A oração também serve para lembrar os cristãos de que eles não são os que estão no controle e não estão destinados a ser. Às vezes, acontecem coisas que eles lutam para entender ou explicar. Nesses casos, é útil fazer uma oração que reconheça que há uma vontade maior no trabalho e que Deus tem um plano para todos.

   A Bíblia cristã está repleta de orações perfeitas para todas as situações. Então, em vez de procurar na internet pela idéia de uma grande oração de um blogueiro, abra sua Bíblia e procure as palavras perfeitas para extrair diretamente da Palavra de Deus e sussurrar no ouvido de Deus. 



Enviar um comentário

0 Comentários