Teologia Sistemática

   Será que tem uma possibilidade de conhecer a Deus ? Sim, claro que há essa possibilidade, mas precisamos entender que somente podemos conhecer a Deus a medida que Deus se revela para o homem. 
   A teologia sistemática de Deus, vem com a finalidade de falar sobre a pessoa soberana de Deus, mas é claro que não poderemos esgotar o assunto, pois a teologia sistemática de Deus, o que conhecemos sobre Deus é apenas uma gota no vasto oceano, porém tendo a consciência desta verdade, a teologia é a doutrina que diz respeito a Deus, seu Reino, sua natureza, sua vontade e também sua relação com o homem e com o mundo.
   Falar sobre a pessoa divina de Deus, é algo que transcende todos os ensinamento que o homem já ensinou ou pode algum dia chegar a ensinar. O conhecimento sobre Deus é muito limitado, pois somente o conheceremos a medida que Ele se agradar em nos revelar, mas se você realmente quer conhecer a Deus, digo uma verdade para você isto é totalmente possível, no entanto para que isto seja realmente possível você precisa ser relacionar com Deus. A medida que você vai tendo um relacionamento mais íntimo com Deus, Deus vai se revelando e você passa a conhecê-lo de uma forma pessoal e profunda, mesmo assim este conhecimento ainda será uma pequena partícula comparando com a grandeza de Deus, mas que vale muito a pena experimentar tamanha experiência.
    Você também pode conhecer a Deus, principalmente com sua revelação condita nas Escrituras Sagradas ( Bíblia ). A doutrina de Deus está registrada tanto no Antigo Testamento, quanto no Novo Testamento, ou seja, em todo Escritura está registrada a doutrina de Deus, porém tanto no Antigo, quanto no Novo, as revelações são as mesma sobre Deus. Não há diferença alguma entre o Deus do antigo Testamento em relação ao Deus do Novo Testamento, são exatamente o mesmo Deus. Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hebreus 1:1,2
   Nos últimos dias como nos revela em Hb1.2 Deus tem sido revelado através de seu filho Jesus, esta confirmação também foi revelado por Jesus.  Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 
João 14:7-9

   Há muitas pessoas que crer em Deus, mas por favor não vá se escandalizar-se agora, crer em Deus não é suficiente é preciso ter a crença correta sobre Deus. A Bíblia nos diz que há diversas doutrinas, tais como:
  • Doutrina dos homens: Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Colossenses 2:2
  • Doutrina dos Fariseus: Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?
    Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus. Mateus 16:11,12
  • Doutrina dos Demônios: Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 1 Timóteo 4:1
  Sabendo que há doutrinas que ensinam uma cresça falsa em um Deus verdadeiro, temos que ter conhecimento que também há a verdadeira doutrina que ensinam a verdadeira crença em Deus.
  • Doutrina Boa: Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. 1 Timóteo 4:6
  • Doutrina sã: Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, 1 Timóteo 1:10
  • Doutrina segundo a piedade: Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 1 Timóteo 6:3
  • Doutrina de Deus: Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador. Tito 2:10
  • Doutrina de Cristo: Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. 2 João 1:9
   É exatamente porque temos conhecimento das diversas doutrinas que existe em relação a Deus, que temos que dar uma real importância para a Teologia sistemática de Deus, portanto nos esforcemos em buscarmos o conhecimento de Deus, tendo como ponto de partida que Primeiro: Deus existe, segundo: Ele se revelou e tem deixado esta revelação acessível para nós principalmente através da Escrituras, mas também podemos conhecê-lo através de um estudo sistemático sobre Deus.