Os Cinco Níveis da Esperança Cristã

   Você tem uma forte esperança? Otimismo para as coisas que estão por vir? Confiança de que as coisas vão estar bem no final?
   Ou você freqüentemente sente que a vida é sem esperança? Talvez você ache que não tem nada para olhar para frente e o futuro parece nada se não sombrio.
   A sua esperança e otimismo estão relacionados às suas circunstâncias? Ou seja, você perde a esperança quando as circunstâncias são difíceis e as coisas são terríveis? Você acha que tem mais confiança quando as coisas estão indo bem?
   Essas são todas perguntas que valem a pena e, ao nos aproximarmos da Bíblia, as respostas a essas perguntas refletem o quanto compreendemos a Esperança Bíblica.
   A esperança é um conceito bastante importante na Bíblia. É um dos três valores cristãos fundamentais os outros dois sendo Fé e Amor cf. 1 Coríntios 13:13. Mas a esperança bíblica nada tem a ver com as circunstâncias; ou melhor, nossa esperança não flui de nossas circunstâncias, mas determina como deveríamos nos aproximar de nossas circunstâncias.
   É possível ter esperança no meio do sofrimento. Pode-se argumentar que é no meio do sofrimento e do conflito e de várias dificuldades que o valor da esperança é visto com mais clareza.
   Alguns podem se perguntar como você pode ter esperança quando as coisas estão ruins e a vida é dolorosa, mas a Bíblia deixa claro que você pode. Nós lemos nas Escrituras: “Não somente isso, mas nos regozijamos em nossos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz perseverança, e perseverança produz caráter, e caráter produz esperança, e esperança não nos envergonha, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações através do Espírito Santo que nos foi dado Romanos 5: 3-5; 
   A esperança de um cristão não vem das circunstâncias atuais. Nossa esperança vem da confiança nas promessas de Deus. Temos esperança por causa do caráter e natureza de Deus. Assim, “Por que você está abatido, ó minha alma, e por que você está em tumulto dentro de mim? Esperança em Deus; porque eu novamente o louvarei, minha salvação e meu Deus, Salmos 43: 5; ESV. ”E:“ Espero pelo Senhor, minha alma espera, e em sua palavra espero Salmos 130: 5; ESV.
   Nós entendemos que Deus não pode mentir cf. Tito 1: 2 Toda palavra de Deus é pura e Ele é um escudo para aqueles que confiam Nele Provérbios 30: 5. Se Deus prometeu, então o povo de Deus pode confiar nele. E essa confiança, essa confiança, produz esperança ... uma esperança que é uma âncora e uma fundação mesmo quando as coisas são negras e sombrias e, do ponto de vista do mundo, sem esperança.
   Considere as circunstâncias de Noé e sua família Gênesis 6-9. Quando entraram na arca que Noé havia construído, tinham esperança. Quando todo o mundo à sua volta pereceu, e o som da chuva bateu no teto da arca, e as águas subiram e o navio se moveu, e tudo estava escuro porque as nuvens escondiam o sol, ainda assim eles tinham esperança. Como os dias se transformavam em semanas e semanas em meses, eles ainda tinham esperança. Não importava quão violenta fosse a tormenta, ou quão escuro o porão, ou quão solitária a experiência, eles tivessem esperança, porque Deus disse que a tempestade não duraria para sempre, que chegaria o dia em que sua circunstância mudaria.
   Ou considere o homem Joseph Gênesis 37-50. Seus irmãos o jogaram em um buraco e o venderam como escravo, mas José tinha esperança em Deus. A mulher do seu senhor falsamente acusou-o e Joseph foi jogado na prisão, mas José nunca perdeu a sua fé ou o seu otimismo. Quando os dias de prisão se transformavam em semanas e semanas, meses e meses ou anos, José sabia que Deus estava com ele, não importava o que o homem fizesse a ele. Quer escravidão ou prisão, não importa quanto tempo ele definhava dentro dessas circunstâncias, ele tinha confiança de que Deus iria vê-lo completamente.
   Nós poderíamos encontrar muitos outros exemplos das escrituras. Esperança é o que Abraão teve como seu filho deitado no altar. Esperança é o que Paulo teve na prisão, enfrentando a morte. Esperança é o que Jesus teve quando se aproximou da cruz. Porque a verdadeira esperança não é o produto da circunstância. É a confiança nas promessas de Deus que nos permite elevar-nos acima de nossas circunstâncias quando vivemos para Deus.
   Esperança não é para todos. Homens sem Deus são homens sem esperança cf. Efésios 2:12. Mas se tivermos fé em Deus e andarmos de acordo com as Suas promessas, não temos razão para não esperar, e a esperança que Deus nos dá nunca nos decepcionará ou nos envergonhará.


Enviar um comentário

0 Comentários