O que os não-cristãos querem que os cristãos ouçam

   “Especificamente”, escrevi, “gostaria de ouvir como você se sente em receber os esforços dos evangélicos cristãos para converter você. Quero deixar bem claro que não se trata de um livro que contenha os cristãos; está vindo de um lugar que só significa bem para todos. Obrigado."
   Em três dias, recebi na minha caixa de entrada mais de 300 e-mails de não-cristãos em todo o país. Lê-los foi uma das experiências mais deprimentes da minha vida. Eu esperava que o sentimento cumulativo deles fosse principalmente de raiva. Mas se você se reduzisse a um sentimento que era mais freqüentemente expresso nas declarações dos não-crentes, seria Por que os cristãos nos odeiam tanto?
   Abaixo está uma amostra bastante aleatória das declarações que os não-cristãos me enviaram, cada uma das quais eu usei em I'm OK. Se você é um cristão, eles fazem uma leitura muito triste. Ou eles certamente deveriam, de qualquer maneira.
   “A principal coisa que me intriga e me irrita em relação aos cristãos é como eles podem entender tão pouco sobre a natureza humana que quando, em seu fervor para converter outra pessoa, eles dizem a essa pessoa como inevitavelmente fazem, de uma forma ou de outra, 'Você' é ruim, e errado, e maligno, eles realmente esperam que a pessoa concorde com eles. Isso praticamente garante que virtualmente as únicas pessoas que os cristãos podem ter esperança de converter em realidade são aqueles com baixa auto-estima tragicamente baixa. ”- ES, Denver
   “Eu sinto que os cristãos entenderam tudo errado; parece-me que eles criaram a mesma coisa contra a qual Jesus era contra: o separatismo. ”- TO, Denver
   “Muitas vezes me sinto angustiado com a maneira como alguns cristãos consideram que os cristãos e o cristianismo definem o bem. Muitos de nós, não cristãos, praticamos o bem; nós também temos um sistema ético bem desenvolvido e estamos dedicados a tornar o mundo um lugar melhor. Os cristãos dificilmente têm o monopólio do que é certo, bom ou justo. ”- CR, Seattle
   "Os cristãos parecem ter perdido o foco na mensagem central de Jesus: 'Ame o Senhor seu deus com todo o seu coração e com toda a sua alma, e ame o seu próximo como você ama a si mesmo.'" - RM, Tacoma
   “Eu não tenho nenhum problema com Deus ou com Jesus - somente cristãos. Tem sido minha experiência que a maioria dos cristãos é beligerante, desdenhosa e agressiva. ”- DB, Atlanta
   “Sempre que sou abordado por um evangelista - por um missionário cristão - sei que estou diante de alguém tão obcecado e estreitamente focado que não me faria absolutamente nada tentar explicar ou compartilhar meu próprio sistema de valores. Eu nunca quero ser rude com eles, é claro, mas nunca tenho idéia de como responder às suas tentativas de me converter; Em pouco tempo, eu inevitavelmente me sinto simplesmente envergonhada - primeiro por eles e depois por nós dois. Eu sou sempre grato quando tais encontros terminam. ”- KC, Fresno
   “Eu não sei se a maioria dos cristãos com quem eu me encontro acha que eles estão agindo e sendo como Jesus era - mas se eles o fazem, eles precisam voltar para suas Bíblias, e dar uma olhada mais de perto em Jesus.” - LB, Phoenix
   “Eu cresci judia em uma cidade batista do sul, onde me dizia constantemente que eu matei Cristo, comi bebês cristãos e estava indo para o inferno. Então aprendi cedo que muitos cristãos têm - ou com certeza parecem não ter - amor algum em seus corações. Também parece tão estranho para mim que os cristãos pensem que, se eu não aceito a mensagem deles, meus ouvidos e coração estão fechados, porque me parece que eles têm ouvidos e corações excessivamente fechados para a mensagem espiritual e a experiência de qualquer outra pessoa. Eles parecem não ter noção das muitas maneiras pelas quais Deus alcança a todos. Tanto quanto eu já soube, os cristãos são limitados em seu sentido de Deus, bastante fascista em seu pensamento, e extremamente egoísta em pensar que Deus só aprova deles. ”- BP, Houston
   “Eu gostaria que os cristãos resistissem aos seus impulsos agressivos para transformar outros em cristãos. Jesus não pregou que todos nós devemos nos amar uns aos outros? ”- MG, Shoreline, WA
   “Frequentemente sou abordado por cristãos de muitas denominações que perguntam se aceitei a Cristo como meu salvador. Quando tenho paciência, digo educadamente que sou judia. Isso só os torna mais agressivos; eles então me tratam como uma pobre criança abandonada que precisa de sua marca particular de salvação. Eles quase agem como vendedores trabalhando em comissão: se eles podem salvar minha alma, então eles são um degrau mais perto do céu. É humilhante. Eu sempre permaneço educada, mas encontros como esses mostram apenas desrespeito e, às vezes, total intolerância por minhas crenças e minha cultura. No judaísmo, não procuramos converter pessoas. Isso porque aceitamos que existem muitos caminhos para Deus e acreditamos que nenhuma religião pode reivindicar a verdade ou o favor de Deus. Cada pessoa é livre para encontrar seu próprio caminho. Aos cristãos eu diria: Pratique sua religião como quiser. Não há necessidade de tentar influenciar os outros. Se a sua religião é verdadeira, as pessoas chegarão a ela por conta própria. ”- MS, Honolulu
   “Quando se tornou que ser cristão significava ser um fanático intolerante e odioso? Eu cresci aprendendo a mensagem positiva de Cristo: faça bem e trate os outros com respeito, e sua recompensa será no céu. De alguma forma, para um grupo aparentemente grande de cristãos, essa noção se perdeu: ela se transformou nos trovões e luzes da ira de Deus e em condenar todos que discordam deles a queimarem nas chamas do inferno. De alguma forma, os cristãos de hoje esqueceram de dar a outra face, abandonaram a idéia de tratar os outros como gostariam de ser tratados por eles mesmos; eles se inclinam a pregar, julgar e egoisticamente tentando salvar as almas dos outros ao condená-los. O que acontece a amar? Tolerância? Respeitar? ”- SP, Nashville
   “Há cerca de um milhão de coisas que gostaria de dizer aos cristãos, mas eis os primeiros que me vêm à mente: respeite meu direito de ser a pessoa que escolhi me tornar. Adore, ore e louve ao seu Deus tudo o que você quiser - mas, por favor, deixe-me, e minhas leis, e minha cidade, e minha escola sozinha. Pare de tentar fazer com que eu ou meus filhos adorem seu deus. Por que todos nós temos que ser cristãos? Respeite minhas crenças; Eu garanto que eles são tão fortes quanto os seus. Principalmente, por favor, respeite o meu livre arbítrio. Deixe-me escolher se quero casar com alguém do meu próprio sexo. Deixe-me escolher se eu quero fazer um aborto ou não. Deixe-me escolher ir para o inferno se é onde você acredita que estou indo. Eu posso honestamente dizer que prefiro ir para o inferno do que viver a vida hipócrita, vejo tantos cristãos vivendo. ”- DB, Seattle
   “Eu tive um amigo que, como dizem, renasceu. Durante minhas férias na faculdade, ela me convidou para ir à igreja e eu fui algumas vezes. Em questão de um mês, pelo menos dez pessoas em sua igreja me disseram que eu estava indo para o inferno. O irônico é que eu acredito em Deus; Eu nunca encontrei uma igreja onde me sentisse à vontade. No entanto, aos olhos deles, eu não era nada além de um pecador que precisava ser salvo. Parei de ir àquela igreja que nos últimos quatro anos cresceu de uma pequena para uma mega igreja, mas com o tempo, através do meu amigo, vi algumas dessas pessoas novamente. Nenhum deles falha em me tratar exatamente como fizeram há quatro anos. Tudo o que posso dizer é isto: constantemente dizer a alguém que eles estão indo para o inferno não é uma boa maneira de convertê-los. ”- AS, Chicago
   “Eu sou um ex-cristão 'nascido de novo'. Tem sido minha experiência pessoal que os cristãos tratam mal os pobres - da mesma forma que os fariseus faziam na parábola da velha com as duas moedas. Eu achei a igreja politicamente falha, e seus membros individuais muito felizes em julgar e desprezar os outros. Como cristão, o meu próprio fervor de testemunhar estava além de saudável. Meus amigos vinham a mim para desabafar e expressar emoções, e tudo que eu faria seria pregar para eles. Eu não sentia nenhum conforto para eles. Eu nunca tentei ver nada do ponto de vista deles. ”- JSW, Filadélfia



Enviar um comentário

0 Comentários