O Que é o Evangelho?


   Pois eu lhes entreguei como de primeira importância o que eu também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados de acordo com as Escrituras, que ele foi sepultado, que ele foi ressuscitado no terceiro dia de acordo com as Escrituras. 1 Coríntios 15: 3-4 ESV
                                                "De primeira importância"
   O evangelho não é uma reflexão posterior ou algo a ser incluído de vez em quando, mas é de primeira importância e está no cerne de nossos ministérios. É de primordial importância porque é através do evangelho que Deus trabalha para levar as pessoas da morte para a vida.
                                                                   "Cristo"
   Designação messiânica para Jesus abrangendo todas as profecias do Antigo Testamento. O Messias seria Deus que se tornou homem para se tornar nosso substituto.
   Explique quem é Jesus, Deus o Filho que se tornou homem.
   Muitas vezes, um pastor fará um convite no final de sua mensagem e pedirá que as pessoas se apresentem para receber Jesus como Salvador e Senhor, mas o pastor nunca explica quem é Jesus. Para muitos, é como dizer: “Venha e receba Narzak como seu Salvador e Senhor”. A pessoa sentada ali está pensando: “Quem é Narzak? Não tenho ideia e, portanto, ficarei firmemente colado ao meu lugar!
    É verdade, o nome Jesus ou Jesus Cristo tem reconhecimento de nome, mas a maioria dos que ouvem o nome não tem um entendimento real sobre quem é Jesus. Alguns acreditam que ele era um grande profeta, outros um grande professor, curador ou exemplo. Eu pessoalmente compartilhei o evangelho com muitas pessoas ao longo dos anos e descobri que a maioria dos protestantes não sabe ou acredita que Jesus Cristo é Deus. Eu sempre faço a pergunta: "Você acredita que Jesus é Deus?"
   A maioria responde com “Não, ele é o Filho de Deus”. Os católicos romanos fazem melhor com esta questão do que os protestantes porque eles tiveram o conceito da Trindade perfurado neles desde a juventude. Mas a maioria das pessoas está confusa sobre quem é Jesus e é por isso que é crucial explicar que Jesus é Deus o Filho que se tornou homem. Como uma pessoa pode tomar uma decisão de aceitar alguém que não conhece? E ainda assim é o que acontece em muitas igrejas.
   Existem muitas referências bíblicas que ensinam que Jesus é Deus o Filho que se tornou homem. O pastor ou evangelista deve conhecer esses versículos e usá-los para fazer o ponto.
   Portanto, o próprio Senhor lhe dará um sinal. Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. Isaías 7:14
   Para nós uma criança nasce, a nós um filho é dado; e o governo estará sobre os seus ombros, e seu nome será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9: 6
   1. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do único Filho do Pai, cheio de graça e verdade. João 1: 1, 14
   “... esperando a nossa bendita esperança, a aparição da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tito 2:13).
   Mas do Filho ele diz: “O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre, o cetro da retidão é o cetro do teu reino. Hebreus 1: 8
   Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, Aos que obtiveram uma fé em pé de igualdade com a nossa pela justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 Pedro 1: 1
   Muitos ouviram que “Cristo morreu por seus pecados”, mas eles não têm idéia do que isso significa.
   Mesmo que Jesus seja o Filho de Deus, é melhor não usar essa designação. Quando comecei a compartilhar o evangelho, me referi a Jesus como o Filho de Deus, e a pessoa a quem eu estava testemunhando concordou comigo dizendo que somos todos filhos ou filhas de Deus! Depois disso, decidi enfatizar que Jesus é Deus, o Filho, que se tornou homem. Em Isaías 9: 6 acima, tanto a humanidade quanto a divindade de Jesus, o Messias, estão à vista. "Para nós, uma criança nasce" refere-se a sua humanidade, e "Para nós um filho é dado" refere-se a sua divindade, pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.
   O ouvinte precisa entender quem é Jesus, e é por isso que é importante explicar que ele é Deus, o Filho, que se tornou homem. Essa verdade é parte da maravilha do amor de Deus que você está tentando transmitir aos outros.
   "Morreu por nossos pecados de acordo com as Escrituras".
                                                           Pecados
   É aqui que entra a Más Notícias. Uma pessoa que não acredita que é pecador não verá necessidade de um Salvador. Portanto, deve haver uma explicação das más notícias antes de explicar as boas novas. Estou incluindo aqui porque é onde vem a sequência de 1 Coríntios 15: 3-4.
   A má notícia é que não há nenhum justo, não um só Romanos 3:10. Todos nós pecamos e estamos aquém da glória de Deus Romanos 3:23. Cada um de nós transgrediu as leis de Deus em nossos pensamentos, palavras e ações mais vezes do que poderíamos imaginar. O primeiro mandamento é: "Não terás outros deuses diante de mim" Êxodo 20: 3. Eu quebrei este mandamento a cada minuto de todos os dias da minha vida por 27 anos. Eu não pensei no Deus verdadeiro e vivo, mas tinha uma variedade de deuses que eram mais importantes para mim, como meu primeiro carro e as garotas fofas que eu estava namorando. Eu era um criminoso aos olhos de Deus. O problema do pecado deve ser devidamente explicado e não encoberto.
                                                         Morreu
   Muitos ouviram que “Cristo morreu por seus pecados”, mas eles não têm idéia do que isso significa. Portanto, precisamos explicar às pessoas que a morte é um castigo de Deus em nossos pecados. Deus não criou pessoas com a ideia de que morreríamos. A morte foi mencionada pela primeira vez na Bíblia como uma punição pela desobediência do mandamento de Deus Gênesis 2: 15-17. Deus, sendo justo e justo, não pode aceitar aqueles que cometem crimes contra ele, e isso inclui todos nós. A justiça de Deus decreta que ele deve punir todo crime cometido contra ele. A punição é a morte. A maioria das pessoas, quando ouvem a palavra “morte”, pensam em morte física, porque esse é o tipo de morte com a qual estamos mais familiarizados. Mas existem três tipos de morte: espiritual, física e eterna.
   Uma pessoa que não acredita que ele é um pecador não verá necessidade de um Salvador.
   Quando Adão e Eva pecaram desobedecendo a Deus, eles não morreram fisicamente, mas morreram espiritualmente. Deus os criou como seres físicos e os colocou em um ambiente físico e deu a eles cinco sentidos físicos através dos quais eles coletariam dados do mundo físico e com suas mentes, computariam os dados e tomariam as decisões apropriadas. Deus não é um ser físico, mas é um espírito não tendo partes físicas como cabeça, corpo, braços e pernas. João 4:24. Deus é um espírito puro e, portanto, Deus colocou em Adão e Eva um sensor espiritual através do qual eles puderam se relacionar com Deus. Deus disse a eles que eles morreriam se eles o desobedecessem e, portanto, quando eles fizeram o que Deus lhes disse para não fazer, eles imediatamente morreram no reino espiritual.
   O "sensor" espiritual dentro deles já não funcionava adequadamente, o que significava que eles não podiam mais se relacionar com Deus. Eles estavam mortos para o reino espiritual e mortos para Deus Efésios 2: 1. Mais tarde eles morreram fisicamente, e então, há morte eterna ou separação eterna de Deus e tudo o que é bom 2 Tessalonicenses 1: 9, Apocalipse 20: 14-15.
   São os problemas de pecado e morte que tornam impossível para uma pessoa ganhar a vida com Deus através de suas próprias boas obras, porque não importa quão bom ele seja, ele ainda é um criminoso aos olhos de Deus e sob a sentença de morte eterna.
   “Morreu pelos nossos pecados” refere-se ao fato de que Deus, o Filho, tornou-se homem, viveu uma vida perfeita, permitiu-se ser preso, julgado, condenado e crucificado. Quando Jesus pendurou na cruz, Deus Pai levou todos os pecados que cometi ou cometerei, e os colocou em Jesus e o castigou no meu lugar. Jesus tornou-se meu substituto, levando meus pecados sobre ele e depois a ira de Deus que meus pecados merecem.
   A expiação substitutiva está no coração do evangelho. É aqui que vemos e compreendemos o grande amor que Deus tem por nós, que o Filho permita que o Pai coloque nossos pecados sobre ele e o castigue em nosso lugar. Remova isso e você perderá a profundidade de nossa pecaminosidade e a grandeza do amor de Deus por nós.
   Todos nós, como ovelhas, nos desviamos; nós viramos cada um para seu próprio caminho; e o Senhor colocou sobre ele a iniquidade de todos nós. Isaías 53: 6
   Por nossa causa, ele o fez pecado, que não conheceu pecado, de modo que nele pudemos nos tornar a justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21
   Ele mesmo levou nossos pecados em seu corpo sobre a árvore, para que pudéssemos morrer para o pecado e viver para a justiça. Por suas feridas você foi curado. 1 Pedro 2:24
   Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus, sendo morto na carne, mas vivificado em espírito, 1 Pedro 3:18
   Os sacrifícios de animais do Antigo Testamento apontavam todos para Cristo e o trabalho que ele faria por nós através de sua morte. Deus puniu Jesus para que ele nos perdoasse e não nos castigasse.
   "Que ele foi enterrado, que ele foi ressuscitado no terceiro dia, de acordo com as Escrituras."
   A ressurreição é essencial na apresentação do evangelho porque prova que Jesus venceu o pecado e a morte. Jesus ainda estaria morto se restasse apenas um pecado nele, porque o salário do pecado é a morte.
   Pois você não abandonará minha alma a Sheol, nem deixará seu santo ver corrupção. Salmo 16:10
   Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser um apóstolo, separado para o evangelho de Deus, que ele prometeu de antemão através de seus profetas nas Escrituras Sagradas, sobre seu Filho, que descendia de Davi de acordo com a carne e foi declarado para ser o Filho de Deus em poder de acordo com o Espírito de santidade por sua ressurreição dos mortos, Jesus Cristo nosso Senhor, Romanos 1: 1-4
   Portanto, o evangelho é a verdade de que somos todos pecadores ou criminosos diante de Deus e sob a sentença de morte eterna ou separação de Deus e tudo o que é bom. Em seu amor por nós, Deus Pai enviou Deus o Filho à terra para se tornar um homem. Jesus nasceu sem natureza pecaminosa e viveu uma vida sem pecado. Ele se permitiu ser crucificado, e quando pendurou na cruz, Deus o Pai levou todos os meus pecados, colocou-os em Jesus e o puniu no meu lugar.
   Jesus levou a ira de Deus por mim e morreu. Seu corpo foi colocado em um túmulo e no terceiro dia ele voltou dos mortos para nunca mais morrer. Deus em seu amor e graça superou nossos dois inimigos do pecado e da morte, e aqueles que reconhecem a Jesus que são pecadores e confiam nele para salvá-los da condenação eterna, são perdoados pelos seus pecados e recebem o dom da vida eterna com Deus.
   Paulo disse: "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego." Romanos 1:16
   Paulo não se envergonhou do evangelho, porque ele sabia que Deus trabalha seu poder através do evangelho para levar as pessoas da morte para a vida. É por isso que ele disse que é "de primeira importância" e deve ser de primeira importância no ministério de cada pastor.


Enviar um comentário

0 Comentários