Os atributos incomunicáveis de Deus são aqueles atributos que somente Deus tem, estes atributos não são compartilhados com mais ninguém; são atributos exclusivos de Deus, nenhuma de suas criaturas possui somente Deus. Vamos lá conhecer quais são estes atributos? Vejamos:
  • Auto-existente: Deus não foi criado por ninguém, Ele simplesmente existe sem a necessidade de alguém e algo cria-lo. Deus não precisa de ninguém para nada! Dizer que Deus é auto-existente significa que ele é auto-originado. Deus é absoluto. Deus não depende de nada, porém todas as coisa depende Dele.
  • Único:  Não existe nada ou ninguém igual a Deus. Ele é exclusivo! Não há outro Deus além do Deus Todo-Poderoso, criador dos céus e da terra e de tudo o que nela há. Deus não divide a sua glória com ninguém. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. Isaías 42:8 . Deus subsiste eternamente manifesto em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não há três deuses! O que há é um único Deus, na mesma essência, na mesma verdade, e no mesmo poder, isto em três pessoas distintas.

  •  Imutável: Não mudança alguma em seu ser. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8. Tudo nesta vida muda, porém Deus é o único que é sempre o mesmo. Ele não tem variação de tempo e espaço, o salmista disse: Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Salmos 90:4
  • Eterno:  Falar sobre a eternidade de Deus, é algo extremamente difícil de se compreender através de uma comparação, isto porque não há nada que podemos fazer uma comparação. O homem por mais que viva por muito anos, ele sabe que um dia vai chegar o seu fim, porém Deus não tem fim. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus. Salmos 90:2
  • Onipresente: Deus pode estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo.  Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.Salmos 139:7-10 
  • Onisciente: Dizer que Deus é onisciente é dizer que Deus tem ciência de todas as coisas. Deus é rico em sabedoria. Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Romanos 11:33. Dizer que Deus é onisciente é dizer que Deus  conhece até mesmo o passado, o presente e o futuro. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. Salmos 139:23 
  • Onipotente: Dizer que Deus é onipotente é dizer que Deus tem Todo poder. Isto significa que seu poder é ilimitado. Ele pode fazer qualquer coisa com harmonia com sua soberana vontade. Se por acaso Deus deixar de fazer algo, isto não significa que Ele não consiga, ou seja, que Ele não tem poder suficiente para isto, mas que tal coisa não em harmonia com sua vontade. Dizer que Deus é onipotente é dizer que não há ninguém superior a Ele. 

      Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas? Êxodo 15:11
       Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao Senhor?Deus é muito formidável na assembleia dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam.Ó Senhor Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti?Salmos 89:6-8
      Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Jó 42:2
 Estudar os atributos é estudar sobre as características inerentes no ser de Deus. Ele é imutável, infinito, eterno etc.. Assista este vídeo!